Agora mulheres grávidas podem proteger seus filhos contra estas doenças antes mesmo que eles nasçam. A partir deste mês de novembro, as gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS oferece ainda doses contra a influenza, a dupla adulto (difteria e tétano - dT) e a vacina contra hepatite B.

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação – estima-se que com a vacinação neste período, a proteção efetiva chegue a 91%. Passado este período, a dose pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Entre 2011 e 2013, o Ministério registrou 4.921 casos em crianças com menos de três meses, 35% dos registrados em todo o país no período. Destes, foram registrados 204 óbitos, 81% do total nacional.
A perspectiva é vacinar todos os anos quase três milhões de gestantes e mais de 300 mil profissionais de saúde pelo Brasil. Desta forma as crianças ficarão protegidas até iniciarem o esquema de vacinação com a pentavalente e os reforços com a DTP.
Mais informações no Portal da Saúde.
Saiba mais SBP: Coqueluche