"Eu tenho essa idade, mas ainda sou boa pra trabalhar". A fala é de Vicentina Aparecida De Oliveira, 76 anos, de Campo Grande (MS), que estará em Curitiba no dia 10 de janeiro de 2015 especialmente para a Celebração Dra. Zilda - Vida plena para todas as crianças. Dona Vicentina faz parte de um grupo que está sendo formado aos poucos, mas que são essenciais para que o evento tenha sucesso: os voluntários."Meu maior prazer é isso: ajudar. Faço esse trabalho na igreja desde os 15 anos", conta ela, que colaborou também no início da Pastoral da Criança em sua comunidade.
"A Pastoral da Criança tem como força principal o voluntariado: desde do início, essa é uma das nossas grandes essências. Ao atuar no dia, o voluntário estará colocando em prática a grande chamada do evento que é o compromisso com a causa da infância", relata o responsável pela hospedagem das pessoas nas casas de famílias, Gustavo Volpato.
A expectativa é que pelo menos duas mil pessoas se inscrevam no site do evento para colaborar, não apenas no dia 10, mas também nos dias 8 e 9 de janeiro, quando chegarão caravanas vindas de várias cidades do Brasil; e no dia 11, dia seguinte à Celebração, quando o Museu da Vida, localizado na sede da Pastoral da Criança, deverá receber um grande número de visitantes.
Exemplo a seguir
Caroline Biatriz Hoinschy tem 22 anos e já está inscrita para colaborar com as atividades, mas o interesse em colaborar vai além da data. "Vi o exemplo da Dra. Zilda e achei que esta seria uma oportunidade de me aproximar da Pastoral da Criança", explica. Com um histórico no voluntariado, Caroline afirma que sente "necessidade de ajudar o próximo, me satisfaço com isso. Acho vantajoso para quem ajuda e é ajudado".
Além da proximidade com o trabalho da Pastoral da Criança, a jovem atende ainda um dos requisitos que mais tem sido solicitado pelos responsáveis pelo voluntariado: morar em Curitiba, o que deve facilitar para informar questões logísticas, já que mais de 15 mil pessoas de fora de Curitiba e Região Metropolitana já confirmaram presença.
Outro motivo é a formação presencial que os voluntários terão. O primeiro treinamento está agendado para o dia 9 de dezembro, das 19h30 às 21h, na sede da Pastoral da Criança, na rua Jacarezinho, 1691. "Precisamos de voluntários que tenham acesso fácil a Curitiba para facilitar nosso contato com estas pessoas", explica Volpato. No total, mais de 40 mil pessoas são esperadas para participar durante os quatro dias de evento.
SERVIÇO
Para ser voluntário
Quem tem interesse em colaborar com o evento pode inscrever-se no Programa de Voluntários no site da Pastoral da Criança. Para isso é necessário ter pelo menos 18 anos completos antes do dia 8 de dezembro.
Funções
Entre as funções exercidas no período estão:
Museu - Receber as Caravanas e auxiliar no que for necessário; como por exemplo, na distribuição do lanche.
Locais de chegada das caravanas - Receber os grupos.
Arena da Baixada - Receber as caravanas; receber moções; fornecer informações aos peregrinos.
Cemitério Água Verde - Receber as Caravanas; fornecer informações aos peregrinos.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (41) 2105-0277.
Leia também