Conciliar desenvolvimento econômico e tecnológico com sustentabilidade e melhores condições de vida para as pessoas ao redor do mundo é um dos principais desafios dos tempos atuais. Entre as questões que ainda exigem um olhar atento de governos, organizações não-governamentais e órgãos de atuação internacional está a pobreza infantil.
Hoje (17 de outubro), esse assunto vem à tona por ser celebrado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – uma data para avaliar o resultado de ações já desenvolvidas e pensar em novas estratégias para combater as desigualdades.
Em 2012, a Pastoral da Criança participou do IV Fórum da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), que reuniu representantes de 64 países em Dar es Salaam, na Tânzania (África Oriental). No evento, foram elencadas como as principais causas da pobreza: corrupção, má governança, guerra, violência e distribuição desigual de recursos.
Em suas ações básicas e no contato com autoridades e outras entidades, a Pastoral da Criança procura chamar a atenção para esses fatores e mobilizar as comunidades para que a própria população possa se envolver com a proposição de soluções e tenha seus direitos garantidos.
Saiba mais: Histórico do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e orientações para atuação inspirada no objetivo da data.
Leia também