O coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Dr. Nelson Arns Neumann, esteve na Bolívia no período de 22 a 28 de julho, para encontrar voluntários e apoiadores da Pastoral naquele país, nas dioceses de Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.
Dr. Nelson Arns Neumann em visita à Bolívia
A programação da viagem incluiu visitas à Fundación San Lucas, paróquias da zona sul e a uma comunidade do campo; encontro com líderes e coordenadores paroquiais; reuniões com Monsenhor Tito (bispo de Cochabamba), com o padre José Galo (coordenador da Pastoral Social da Arquidiocese) e alguns párocos.
Na oportunidade, também fez uma visita para conhecer os trabalhos da Visão Mundial, em Cochabamba. Visitou alguns centros de desenvolvimento integral (Bolivar e Jatun Sunquoy) e o escritório da organização. Conversou com crianças, pais e educadores. “Vimos, com alegria, o esforço realizado pelos colaboradores da Visão Mundial em busca da vida plena para todas as crianças”, afirmou.
Além de conhecer melhor as ações já desenvolvidas pela instituição parceira, foi uma oportunidade para que ele também apresentasse o trabalho da Pastoral da Criança e auxiliasse a identificar possibilidades de trabalho em conjunto nas cidades de Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.
Centralidad de la Niñez
A visita à Bolívia está relacionada ao projeto “Centralidad de la Niñez”, uma iniciativa interinstitucional entre o Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), Visão Mundial e Pastoral da Criança. Tem como base o Documento de Aparecida (2007), que determina que a infância deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições do Estado.
O objetivo do projeto é manter uma comunidade de interação constante, voltada para a promoção da vida plena e o desenvolvimento integral das crianças. Por isso, apesar da distância, os representantes das instituições estão em contato frequente, trocando experiências e compartilhando os avanços e as dificuldades.
Ronda de amor
Em dezembro de 2013, foi lançado o site do projeto. Neste espaço, há também a plataforma Ronda de Amor, criada para reunir experiências de diversas instituições e articular uma agenda comum de serviço à criança.
Leia também