Durante esta semana, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc/ONU) promoveu, em Nova York, um encontro para discutir os resultados obtidos e os desafios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015. Na segunda-feira (7 de julho), foi divulgado pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, o mais atualizado Relatório Global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2014, que mostra um balanço global sobre o que já foi realizado até o momento para alcançá-los.
Outra finalidade da reunião era definir prioridades e um plano de metas para o próximo compromisso global que será firmado. Mortalidade materna e infantil são temas que continuam na agenda pós-2015.
Contribuição da Pastoral da Criança
Em artigo publicado no Jornal de Brasília, o escritor Paiva Netto comenta a participação da Legião da Boa Vontade (LBV) – parceira da Global Network of Religions for Children (GNRC) – nesse encontro. E destaca a atuação da Dra. Zilda Arns Neumann para os resultados já alcançados:
“Rendamos, portanto, homenagens a tantos ativistas que, ao longo da História, almejaram liberdade e condições dignas de vida, em especial as mulheres batalhadoras. Elas diariamente empenham a própria existência no amparo aos seus filhos, sejam eles biológicos, adotivos ou, como costumo dizer, filhos que se traduzem em grandes realizações em benefício da Humanidade. Todas as mulheres são mães.
Uma dessas brilhantes mulheres foi a médica pediatra, sanitarista brasileira e fundadora da Pastoral da Criança, dra. Zilda Arns (1934-2010), que disse: 'O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação, e cada um sente que é uma célula de transformação do país'".
Leia também