A Pastoral da Criança está em uma missão internacional no Paraguai, durante duas semanas. A viagem tem o objetivo de fortalecer a metodologia de acompanhamento de crianças, gestantes e famílias, aumentar a presença da Pastoral da Criança nas dioceses do país vizinho e o número de crianças atendidas.
Danieli Maroleto (Pastoral Internacional), Claudia Yubi de Heinichen (Pastoral Paraguai), Ir. Mercedes Melgarejo (Pastoral Paraguai), Monseñor Adalberto Martínez Flores (Paraguai), Dom Anuar (Diocese de Maringá) e Ir. Zenaide Guarnieri (Pastoral Internacional).
Dom Anuar Battisti – arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Maringá e bispo referencial da Pastoral da Criança no Paraná (Regional Sul II) – participa dessa missão internacional, com o propósito de levar um exemplo de sucesso no desenvolvimento de ações básicas e complementares da Pastoral da Criança, bem como compartilhar experiências, dificuldades e ideias vivenciadas em sua diocese.
Dom Anuar foi escolhido para esta missão pelo Conselho Diretor da Pastoral da Criança Internacional, em reunião realizada em fevereiro deste ano, em Montevidéu (Uruguai). A escolha foi baseada no trabalho que a equipe de Maringá realiza com as dioceses irmãs de Guajará-Mirim, em Rondônia (Brasil) e Bafatá, na Guiné-Bissau (África). A Diocese de Maringá é um exemplo internacional, pelo apoio a essas duas outras dioceses – tanto pelo envio de missionários, quanto de recursos financeiros para que os que mais precisam tenham oportunidades de alcançar a vida plena.
O grupo que agora se encontra em missão internacional está sendo acompanhado pela Irmã Mercedes Duarte Melgarejo, coordenadora nacional da Pastoral da Criança do Paraguai, e membros da Pastoral da Criança Internacional. Durante a visita, são realizados encontros com diferentes coordenações e líderes paraguaios, buscando sempre melhorar e ampliar o alcance das ações.
Pastoral del Niño
A Pastoral da Criança está presente no Paraguai desde 1994, onde é chamada de Pastoral del Niño. O país, que faz fronteira com o Brasil, foi o primeiro da América do Sul a reproduzir essa metodologia brasileira em prol do desenvolvimento pleno e saudável de crianças de zero a seis anos.
Leia também