Faleceu na tarde desta quinta-feira (26 de junho), na Casa Episcopal, Dom Moacyr J. Witti, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba. A causa foi um infarto, que aconteceu por volta das 13h40.

Dom Moacyr foi um importante colaborador das ações da Pastoral da Criança na região metropolitana de Curitiba. Graças ao seu apoio, foi possível aumentar o número de crianças atendidas e de comunidades acompanhadas, colocando em prática a missão de promover a vida em abundância para todas as crianças. Também participou de muitos encontros e discussões com diversos setores da sociedade, com atenção aos direitos da população e possíveis melhorias nas condições da vida.DmoacyrDraZilda

Pessoa serena, que atendia prontamente as nossas solicitações para beneficiar as crianças", declarou Ir. Vera Lucia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.

"No dia que apresentamos ao Dom Moacyr a proposta de fazermos em Curitiba eventos inter-religiosos a favor da infância, ele demonstrou ser um homem disposto a dialogar sobre aquilo que aproxima as pessoas de fé", afirmou Clóvis Boufleur, gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Na época do falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, Dom Moacyr também comentou sobre a perda e de seu compromisso com a continuidade do trabalho da Pastoral da Criança.

Biografia

Natural de Piracicaba (SP), nasceu em 30 de novembro de 1940. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Gasper Bentoni, em Campinas (SP). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1967. Era especialista em Catequese e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade São Tomás, em Roma.

Dom Moacyr foi nomeado bispo em novembro de 1987 e recebeu a ordenação episcopal em janeiro de 1988, em Americana (SP). De 1988 a 2002, foi bispo auxiliar de Curitiba (PR), onde tornou-se responsável pelas paróquias da periferia da cidade, pelas pastorais, movimentos, associações, ensino religioso e pela Pastoral Universitária do regional Sul 2 da CNBB. Foi bispo de Piracicaba (SP), de 2002 a 2004, quando foi transferido para Curitiba como arcebispo. Em 2007 foi eleito presidente do regional Sul 2, permanecendo no cargo até 2011. Era membro da Congregação dos Sagrados Estigmas e tinha como lema episcopal "Um só coração".

Fonte: CNBB.