Com ambiente e clima de festa, no Domingo, 29 de novembro de 2009, realizou-se, no Salão Porta Aberta, encontro diocesano de líderes da Pastoral da Criança. Em torno de 300 líderes, das cinco comarcas pastorais, das paróquias e comunidades vieram para o congraçamento.
Muito verde, balões, pacotes de presentes, crianças
Belíssimo ambiente foi preparado pela Pastoral, destacando-se muitos balões coloridos, dispostos em arcos, pendurados em varais e ajuntados em pequenos arranjos. Foram penduradas ao teto grandes faixas que pendiam para diversas direções, descendo em curva para baixo, quase até a altura das pessoas. Mesas de bonitos, reluzentes, pacotes de presentes estavam colocadas ao lado do palco. Cartazes com frases de boas-vindas, de motivação e espiritualidade espalhavam-se pelas paredes, em pequenos standes, sobre as mesas, por todo o salão. Arranjos de flores ornamentavam todas as mesas, que serviam para encontros de grupos, bate-papos nos intervalos e, depois, para o almoço.
A Mãe da Providência
Ao lado do palco, salientava-se um grande quadro com a imagem de Nossa Senhora Mãe da Providência, apoiado ao lado de uma mesa, sobre a qual via-se um vaso de azaléia cor de rosa. À sua frente e pelos lados, harmonizando-se com o belo quadro, estendiam-se panos de cores azul e branco. Diante de todos os objetos decorativos, esse quadro, impunha-se pela devoção e singeleza que sugeria a todo o ambiente.
Criatividade e alegria pareciam ser duas características que saltavam aos olhos naquele encontro.
Palestra sobre Motivação
Da programação constou, no início da manhã, palestra sobre “Motivação, Transformações no Mundo e a Missão do Ser Humano”. Inserido na realidade, as pessoas podem compreendê-la numa ótica pessimista ou otimista. É uma questão de opção, mais do que de objetividade crítica. Aceitar essas mudanças, identificá-las, elaborá-las de acordo com nossos valores e sonhos e integrá-las na nossa vida pessoal, familiar e comunitária apresenta-se como desafio para a vida consciente, feliz e, ao mesmo tempo altruísta, missionária. Imprescindível torna-se a inspiração, a luz, o paradigma que nos vem da pessoa humano-divina de Jesus Cristo, filho de Maria, nosso redentor e salvador, caminho de vida e salvação para a humanidade e para o mundo.
Vivenciar e celebrar mais uma vez o Natal significa também renovarmos a escolha, a graça, que recebemos de nossas famílias, da Igreja de Jesus, da Palavra de Deus. Ela resume-se na presença do Rei e Senhor no meio de nós.
Partilha em grupos e plenário
Num certo momento do celebrativo encontro, os membros de cada comarca, das cinco que compõem a Diocese, reuniram-se em diversos grupos, espalhados por todo o salão. Partilhavam suas lutas e conquistas no trabalho da Pastoral. Ambiente de escuta possibilitava, de um lado, assimilar o conteúdo das colocações de cada um e cada uma; de outro lado, aquele ou aquela que falava sentia-se incentivado a comunicar com liberdade, profundidade, a sua mensagem.
Na mesma organização e seriedade, em seguida, aconteceu o plenário, momento de a vida diocesana da Pastoral manifestar-se, contagiar, evidenciar seu crescimento, seus momentos difíceis, desafios e sonhos. E não se permanecia nas generalidades. Relatava-se situações concretas de superação do abandono, de doenças, de incompreensões.
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring