Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, e publicados pelo Portal da Tuberculose, mostram que em 2013 o Brasil registrou 71.123 novos casos de tuberculose. Atualmente a doença, que é transmitida pelo ar, é responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que a tuberculose é a principal causa de morte por infecção no mundo.
Os dados divulgados pelo Ministério, apontam que em 2012, o número de brasileiros que morreram devido a doença, foi de 4.406, o que representa 2,3 óbitos para cada 100 mil habitantes. Moradores de rua são a população mais vulnerável à tuberculose, o risco de infecção é 44 vezes maior que na população geral.
Apesar de altos, os índices de casos vêm diminuindo no país. Em 1990, foram registrados 51 casos a cada 100 mil habitantes. Já em 2012, houve uma queda de 30,9% no número de registros, com a confirmação de apenas 35,8 casos.
Tratamento exige comprometimento
Na grande maioria dos casos, o tratamento da tuberculose chega a seis meses de duração. Embora pareça longo, é fundamental o comprometimento do paciente, pois nos primeiros dias o paciente tem a sensação de melhora do quadro e muitas vezes interrompe a sequência do tratamento.
Pastoral da Criança é parceira na luta contra a tuberculose
A Pastoral da Criança é parceira do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, divulgando informações sobre a doença, atuando principalmente na motivação dos líderes comunitários, para que promovam e participem de ações de prevenção da doença em seus municípios
Saiba mais sobre a atuação da Pastoral da Criança