A cidade de São Paulo será palco de um leilão no início de dezembro, que terá parte da renda revertida para a Pastoral da Criança. As peças fazem parte da herança deixada por Nina e Vittore Segre, onde a Pastoral da Criança aparece como uma das beneficiárias.
A entidade é uma das beneficiárias de uma herança deixada por Nina e Vittore Segre. No acervo, há pratarias, porcelanas, mobiliários e quadros. “Estamos muito felizes por receber uma doação que nos ajudará a manter o trabalho da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo e ajudará a ação em outros locais”, diz a coordenadora da organização na região, Maria do Rosário Gazzola de Souza.
Os recursos oriundos do leilão serão aplicados no trabalho da Pastoral da Criança. No Brasil, a ação é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1,8 milhões de crianças menores de seis anos. São 260 mil pessoas voluntárias, agindo em prol do desenvolvimento integral por meio da multiplicação do conhecimento e visitas às famílias. Para tanto, trabalham-se temas como saúde, nutrição, educação, cidadania e promoção de políticas públicas. Também são feitas atividades complementares como alfabetização de adultos e programas de geração de renda.
Além de contar com o trabalho voluntário, a Pastoral da Criança recebe doações que permitem a concretização das ações. Em todo o Brasil, 4.066 municípios contam com a entidade que foi fundada pela médica sanitarista Zilda Arns em 1983, na cidade de Florestópolis/PR, para combater a mortalidade infantil.
A organização é apontada como uma das grandes responsáveis pela queda da mortalidade no país. A média da mortalidade infantil nos locais em que a Pastoral da Criança está presente no Brasil apresenta taxa de 13 mortes por mil nascidas vivas, considerando-se as menores de 1 ano. Já a taxa brasileira, incluindo locais onde não há Pastoral da Criança, é de 20 por mil.
A ação da Pastoral da Criança já se disseminou por outros 19 países da América Latina, da África e da Ásia. O reconhecimento também pode ser visto por meio das premiações recebidas como o Prêmio “Rey de España de Derechos Humanos” concedido pelo governo espanhol à entidade em 2005 e o Prêmio “Direitos Humanos e Cultura da Paz”, em 2000, pela UNESCO. A Pastoral da Criança também foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por quatro vezes, entre os anos de 2001 e 2004.
Leilão:
Dias 8 e 9 de dezembro de 2009 (terça e quarta-feira), às 21h e dia 12 de dezembro (sábado), às 17h
Exposição:
De 3 a 7 de dezembro, das 12h às 21h
Local:
Rua: Estados Unidos, 256
(entre a Al. Joaquim Eugênio de Lima e Al. Campinas)
Jardim América – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3884-7373 / 3884-1552
www.francisconunesleilao.com.br
Realização:
Francisco Nunes leilão de Artes e Antiguidades
Contatos Pastoral da Criança em São Paulo:
Maria do Rosário Gazzola de Souza – coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo – (11) 3105-1943 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cristiane Reimberg – assessora de comunicação – (11) 9487-0248 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.