Conclui-se ontem, dia 27 de novembro, na arquidiocese de Cidade do Panamá, o V Encontro Latino-americano e Caribenho da Pastoral da Saúde. Dra. Zilda Arns Neumann foi especialmente convidada para falar sobre a caminhada da Pastoral da Criança.
Os responsáveis pela Pastoral da Saúde de 18 das 22 Conferências Episcopais da região foram convocados pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), para atualizar o Guia da Pastoral da Saúde – instrumento eficaz não somente aos doentes, mas também às suas famílias e a toda a comunidade.
Na abertura do evento, o responsável pelo CELAM no encontro, o bispo mexicano Luis Flores Calzada, afirmou que o "espírito do samaritano deve impulsionar a ação da Igreja que, como mãe amorosa, deve se aproximar dos enfermos, dos frágeis, dos feridos, de todos aqueles que se encontram caídos no caminho, para acolhê-los, curá-los, infundi-lhes força e esperança".
Para Dom Flores Calzada, as instituições católicas dedicadas à pastoral da saúde na América Latina e no Caribe representam um recurso para a evangelização, que devem ser aproveitadas. "Os doentes são verdadeiras 'catedrais' do encontro com Jesus" – acrescentou.
Em especial, se falou da experiência da Fazenda da Esperança, "onde se pode sentir com intensidade a força do amor que tudo vence e supera". Existem 68 Fazendas da Esperança em vários países, com resultados animadores na recuperação de toxicômanos.
Outro serviço que mereceu destaque foi a Pastoral da Criança, sobre a qual falou sua fundadora e presidente, Dra. Zilda Arns. Ela explicou a origem e os processos de crescimento, amadurecimento e os resultados desta pastoral: "É uma ação de Deus que nos permite chegar não somente às crianças, mas, sobretudo, às famílias, buscando fazer delas verdadeiros centros de defesa e promoção da vida".
Fonte: Rádio Vaticano Online - 27/11/2009