A Pastoral da Criança, que no ano de  2013 completou 30 anos de atuação nas comunidades do Brasil, foi homenageada em sessão solene, hoje, 11 de fevereiro de 2014, às 10 horas, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). 

A homenagem é uma iniciativa do Deputado Luiz Carlos Hauly e contou com a presença de Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dom Geraldo Magella Agnello, um dos fundadores da Pastoral da Criança, Dom José Aparecido Gonçalves, bispo auxiliar de Brasília, Gildete Soares Andrade, coordenadora estadual da Pastoral da Criança no Distrito Federal, além de deputados que apoiam as ações da Pastoral da Criança.

Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, parabenizou os líderes do Distro Federal e de todo o Brasil pelo trabalho realizado. "Para nós é uma alegria muito grande saber que a Pastoral da Criança está presente ativamente em todo o Brasil. Quero agradecer a Câmara por proporcionar essa homenagem, mas também lembrar que temos o grande desafio que é capacitar mais lideranças para que mais crianças possam ser atendidas", lembrou Irmã Vera.

A coordenadora da Pastoral da Criança no Distrito Federal, Gildete Soares Andrade, ressaltou a importância do ato, "a Pastoral da Criança vem contribuindo para a melhoria da vida de gestantes, crianças, comunidades e famílias. Para nós é gratificante e também uma grande alegria ver essa semente, que a Dra. Zilda plantou, dar frutos".

Veja matéria produzida no evento

 

Pastoral da Criança, 30 anos

Criada em 1983, a Pastoral “nasceu” em Florestópolis (PR) e hoje atua em mais de 21 países, inclusive no Haiti, onde Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, faleceu durante um terremoto. Hoje a Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças.

Os números da Pastoral da Criança são importantes e impressionantes: Em 2012,  acompanhou 1,3 milhão de crianças, 70 mil gestantes e 1 milhão de famílias. E enquanto no País o índice de mortalidade infantil foi de 15,6%, nas comunidades atendidas pela Pastoral esse índice foi de apenas 8,8% de óbitos por mil nascidos vivos.

A Pastoral da Criança tem 202 mil voluntários, dos quais 110 mil são líderes que dedicam, em média, 24 horas ao mês ao trabalho de cuidar das crianças do Brasil. Ela está presente em 36 mil comunidades de 3.821 municípios.

Conheça a história da Pastoral da Criança

 Fotos do evento