A cidade de Itaú, através da Paróquia Nossa Senhora das Dores, resgata a Pastoral da Criança no município, a qual se encontrava desativada, desde início de 2008. A iniciativa é da Diocese de Santa Luiza - Mossoró/RN.


Para que a pastoral viesse a ser resgatada, aconteceu durante os dias 7, 8, 14 e 15 de novembro do ano em curso, na Escola Estadual Francisco Pinto, um encontro que contou com a participação do pároco Erivon Maia e do coordenador de Área Sérgio Oliveira e demais membros da comunidade itauense.

 

O primeiro passo foi a mobilização dos voluntários que se deu através de uma das líderes, Maria do Desterro Sabino, mais conhecida por todos como Mariazinha. Em seguida foi a realização da Capacitação do Guia do Líder para os novos voluntários, ministrada pela Equipe Diocesana, representada por Ana Paula Tavares e Leonardo. "Iluminados pela fé e movidos pelo amor de Deus, o Ramo de Nossa Senhora das Dores realizou este encontro, visando motivar as pessoas a cultivar a fé na missão e atuar nas comunidades carentes do município", afirma o atual coordenador de Ramo - Francisco Iuremberg Martins de Oliveira.

Durante o evento 27 líderes comunitários foram capacitados para atuar nas comunidades Da Paz, Renascer, Amizade e Esperança. Os líderes comunitários da Pastoral da Criança têm a missão de atuar na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade. O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas. Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientados pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Dentro da Pastoral de Itaú, o coordenador Francisco Iuremberg está desenvolvendo um projeto de pesquisa que tem como objetivo diagnosticar a situação sócioterritorial de Itaú, como forma de mapear o público-alvo da pastoral das crianças, entre zero a seis anos e gestantes do município. Segundo Iuremberg, até o final de novembro a pesquisa será concluída e os dados quantitativos serão divulgados. O resultado da pesquisa servirá como base para captação de recursos e financiamento de projetos dentro da pastoral.

O COORDENADOR DE RAMO - Francisco Iuremberg está otimista com relação ao novo projeto. "Esta é uma experiência nova da qual espero com perseverança e humildade desenvolver um trabalho digno dentro do nosso município, a partir daí visamos desenvolver as atividades promovendo o desenvolvimento integral das crianças, e a melhoria da qualidade de vida das famílias".

O prefeito Edson Melo, que tem dado total apoio à iniciativa, espera que o município venha ser referência nacional na execução e acompanhamentos de projetos como este, e reforça que a Unicef, que já deu durante dois anos consecutivos o seu selo de reconhecimento, tem total interesse em apoiar iniciativas como esta no município. Com isso Edson Melo pretende elaborar projeto que auxilie na captação de recursos para dar continuidade à pastoral, ajudando na qualidade de vida das crianças de Itaú.

Para 2010 o prefeito Edson Melo espera que grandes conquistas, não em número de acompanhamento, mas em acompanhamento de qualidade, onde a comunidade possa ver o empenho de todos que estão inseridos nesse projeto, em fazer o melhor para as crianças e gestante. "Esperamos que apareçam mais líderes voluntários da Pastoral da Criança para desenvolver ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres", finalizou Edson Melo.

Pastoral da Criança de Itaú conta com a colaboração de várias pessoas e entidades do município, como Prefeitura Municipal, Maria Helena de Lima - diretora da E.E.F.P, Ciro Bezerra Contabilidade e a todos os líderes que também assumem esta grande batalha.

Fonte: Gazeta do Oeste Online - 17/11/2009