Capa do site: centralidad de la niñez

O projeto “Centralidad de la niñez” é uma iniciativa interinstitucional entre o Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), Visão Mundial e Pastoral da Criança. Tem por base o Documento de Aparecida, que determina que a infância deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições do Estado.

O objetivo do projeto é promover a reflexão e a ação pastoral, animar a vocação em irmandade a favor da criança, construir uma rede latinoamericana a serviço da criança e realizar projetos e ações conjuntas para que a criança tenha vida em abundância.

Dentre as ações do projeto, destaca-se a criação da plataforma na web Ronda de Amor (www.centralidadelaninez.org), um espaço virtual criado a serviço da comunhão em favor da criança, onde as experiências de diversas instituições podem ser compartilhadas em uma agenda comum e ser construída e articulada uma rede de serviços da criança.

Pastoral integral da criança: uma proposta de comunhão de nossos povos

Nos dias 12 a 14 de novembro deste ano, foi realizado, em Bogotá – Colômbia, o encontro com as instituições parceiras, para discutir o tema “A Pastoral Integral da Criança: uma proposta de comunhão de nossos povos”. Promovido pelo CELAM, Visão Mundial LACRO e Pastoral da Criança, o evento contou com a participação de 52 pessoas.

Participantes do CELAM: Secretário Geral, Monseñor Santiago Silva; os secretários executivos dos departamentos de Comunhão Eclesial e Diálogo: Padre José Gregorio Melo; Missão e Espiritualidade: Padre Felipe de Jesús de León Ojeda; Vocações e Ministérios: Padre Gabriel Ángel Villa; Cultura e Educação: Padre Vítor Hugo Mendes; Comunicação e Imprensa: Susana Nuin; Justiça e Solidariedade: P. Pedro Hughes; e representantes de 13 Conferências Episcopais.

Pela Visão Mundial, participaram líderes mundiais, como os pastores Tadeusz Mich, Harold Segura e outras pessoas de 13 países da América Latina e Caribe.

Pela Pastoral da Criança, participou Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional, Maria das Graças Silva, da coordenação nacional do Brasil e representante da CNBB e coordenadores da República Dominicana, Guatemala, Colômbia e Paraguai.