Frei Chico (Francisus Herricus van der Poel), participa em Curitiba (PR), no dia 26 de novembro, de palestra sobre Religiosidade Popular e Religião no Brasil. O encontro acontece na Paróquia Bom Jesus, com início às 19:30min, com entrada gratuita.
Frei Chico foi um dos convidados da Assembleia Nacional da Pastoral da Criança, que acontecem em Curitiba (PR), de 25 a 29 de novembro. No encontro com os coordenadores estaduais, Frei Chico falou sobre a importância da espiritualidade e religiosidade na missão da Pastoral da Criança. Aproveitando sua passagem por Curitiba. Frei Chico realiza palestra para falar sobre seu trabalho.
Durante 40 anos Frei Chico reuniu e organizou em verbetes uma grande variedade de informações sobre a vida e a experiência religiosa do povo brasileiro. Andou por todo o Brasil, sempre mergulhado na religiosidade popular. É músico que descobriu e canta as pérolas musicais da gente simples do país.
Do processo de pesquisas escreveu o "Dicionário da Religiosidade Popular - Cultura e Religião no Brasil", com 1.150 páginas, 8,5mil verbetes, 6 mil notas de rodapé e 350 ilustrações. "Aprendi que quem pretende entender a religiosidade popular e ter o direito de explicar seus significados há que se tornar simples com os simples e pobre com os pobres", afirma Frei Chico sobre o seu trabalho.
Frei Chico conta como se deu o processo de pesquisas para dar vida a seu Dicionário da Religiosidade Popular – Cultura e Religião no Brasil:
Em busca de um padrão, desejava reunir informações que fossem representativas do universo religioso e cultural do povo brasileiro. Então passei a garimpar e peneirar na fé do povo tudo que estava ao meu alcance: descrições de festas, romarias, costumes; os rituais como rezas, gestos benditos e pontos; depoimentos populares; dados socioeconômicos, a história do Brasil e da igreja, o confronto popular-oficial, as contribuições da antropologia, da teologia, da sociologia e tantas outras informações.