Dra. Zilda Arns, Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança, será a responsável pela conferência do dia 18 de outubro, falando sobre a experiência da Pastoral da Criança no campo da Comunicação e da Educação.

Pronunciamento em Português
Pronunciamento em Inglês

Para assistir o vídeo sobre a comunicação na Pastoral da Criança: Português clique aqui Inglês clique aqui

Para ver a Oração da Criança , clique aqui

Começa no próximo sábado, dia 17 de outubro, o Congresso Mundial 2009 da Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS), em Chiang Mai, na Tailândia. A SIGNIS foi criada em novembro de 2001 mediante a fusão da UNDA (a Associação Católica Internacional para Rádio e Televisão) e da OCIC (a Organização Católica Internacional do Cinema e Audiovisual), ambas fundadas em 1928. Hoje, conta com parceiros em 130 países e representa a mídia católica em várias organizações e instituições governamentais e não-governamentais. A Associação tem um estatuto consultivo junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Cerca de 250 profissionais de diferentes mídias católicas se reunirão durante os cinco dias do Congresso para trocar e conhecer experiências sobre o tema "Mídia para uma cultura de paz: direitos das crianças, promessa do amanhã".

O Congresso terá conferências e aproximadamente 16 workshops sobre as diversas realidades da mídia, como internet, televisão, rádio, educação na mídia e no cinema. Todos articulados sobre três eixos condutores: questões globais atuais sobre direitos humanos e direitos das crianças; novas perspectivas sobre mídia e transformação social; e os desafios de crescer na era digital.

Uma das palestrantes será Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança Internacional e Pastoral da Pessoa Idosa, que no dia 18 de outubro falará sobre como é possível defender, respeitar e promover os direitos das crianças - na e através - da mídia. Segunda Dra. Zilda, "atualmente a televisão, o rádio e o computador são aparelhos cada vez mais presentes nos lares". Ela ainda ressalta que com o tempo, essa exposição excessiva aos meios de comunicação diminui o tempo para as atividades de integração das famílias e da sociedade, gerando problemas sociais como a obesidade, a violência e a aproximação do alcoolismo e das drogas, "é necessário educar as família para que os filhos inculturem valores a fim de neutralizar os efeitos maleficos".

Pronunciamento em Português
Pronunciamento em Inglês

Para mostrar como a Pastoral da Criança utiliza a comunicação para promover as suas ações e auxiliar no trabalho dos voluntários, foi produzido um vídeo especialmente para a ocasião, mostrando três ações de comunicação adotadas: programas de rádio, materiais impressos e campanhas. O vídeo pode ser assistido através do link http://www.pastoraldacrianca.org.br/ ou clique aqui.

O site www.signisworldcongress.net fará a cobertura do Congresso, por meio de artigos, vídeos e galerias de fotos. Também será possível assistir ao vivo o pronunciamento da Dra. Zilda através desse endereço. O pronunciamento será no dia 18 de outubro, as 9 horas da manhã de Tailândia. (É importante lembrar que o horário de verão irá iniciar no dia 18 de outubro, portanto e devido ao fuso horário, o pronunciamento da Dra. Zilda será a 1 hora do dia 18 de outubro - horário de Brasília)

A Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 240 mil voluntários capacitados. A Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil e em mais de 40 mil comunidades. Em 2008, foram acompanhadas 94.987 mil gestantes e 1.689.243 crianças pobres menores de seis anos de idade.