A Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional e Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda Arns Neumann, está concorrendo ao 2º Prêmio Brasileiro Imortal. A votação é aberta e começa dia 5 de outubro através do site www.brasileiroimortal.com.br . O nome vencedor terá direito a batizar uma nova espécie da Mata Atlântica.
Começa a partir de segunda-feira, dia 5 de outubro, a votação aberta na internet para o 2º Prêmio Brasileiro Imortal, da Vale, que vai premiar a personalidade de maior expressão na área socioambiental este ano no país. Os três candidatos são a médica pediatra Zilda Arns, o botânico Ademir Reis e a naturalista Niéde Guidon. Ao final da votação, que será feita pelo site www.brasileiroimortal.com.br , o nome com mais indicações terá direito a batizar uma nova espécie da Mata Atlântica, descoberta na Reserva Vale de Linhares, no Espírito Santo. A festa da premiação acontecerá em janeiro, no Jardim Botânico, e terá a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Popularmente conhecida como cipó ouro, a nova espécie de planta já foi ilustrada em aquarela pelo estudante carioca William Amaral da Silva, de 15 anos - que foi um dos vencedores do projeto Jovens Ilustradores - e vai se transformar em selo dos correios brasileiros. A espécie foi encontrada pelos pesquisadores Alexandre Zuntini e Lúcia Lohmann e constitui o primeiro registro do gênero Martinella para a Mata Atlântica. Ela pertence à família Bignoniaceae e, como as demais espécies do gênero, é uma liana, que cresce em regiões de mata fechada, como a Floresta Alta, encontrada em Linhares. As flores da nova espécie são amarelo-douradas, que dão origem ao nome popular cipó-ouro.
Conheça os candidatos:
Zilda Arns - coordenadora da Pastoral da Criança, a médica pediatra é natural de Forquilhinha (SC). Ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz três vezes seguidas e recebeu 19 prêmios entre 1988 e 2002. Ela recebeu menção especial da Unicef-Brasil, como personalidade de destaque em prol da saúde da criança; o Prêmio Internacional da Organização Pan-Americana de Saúde, em Administração Sanitária; e o título de Heroína da Saúde Pública das Américas, em 2002.
Ademir Reis - natural de Tijucas (SC), ele é professor-doutor e biólogo do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Ademir foi escolhido como personalidade Ambiental do 16º Prêmio Expressão de Ecologia. Ele também é diretor-técnico do Herbário Barbosa Rodrigues, em Itajaí (SC), e dá continuidade ao trabalho do renomado ambientalista Raulino Reitz. Além de ser considerado sucessor de Raulino na documentação da flora catarinense, Ademir ajudou a desenvolver a nucleação, uma técnica inovadora para recuperar áreas degradadas.
Niéde Guidon- nasceu em Jaú (SP) e morou na França durante o regime militar. Graduada em História Natural pela Universidade de São Paulo, Niéde foi responsável pela descoberta do esqueleto mais antigo do Brasil, pertencente a uma mulher morta há 9,8 mil anos, além de ter encontrado mais de 800 sítios pré-históricos. Atualmente ela dirige a Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, unidade de conservação incluída na lista do Patrimônio Histórico Mundial da Unesco.
Publicada em O Globo 30/09/2009 às 14h23m