A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Santa Maria realiza nesta sexta-feira, 4, o evento "Casa Aberta". A partir das 14h, no Centro Diocesano de Pastoral, (Rua Professor Braga, 108, Centro de Santa Maria), as portas estarão abertas para todos aqueles que desejam conhecer o trabalho realizado pela entidade.


Segundo o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, Sérgio Derli Menezes Helmuth, o objetivo é apresentar para a comunidade o trabalho pastoral a fim de incentivar a formação de novos líderes ou missionários, "em Santa Maria, a Pastoral da Criança atende apenas 18,5% das crianças pobres. Precisamos aumentar este índice", projeta Helmuth.

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Santa Maria também quer ampliar a quantidade de acompanhamentos. A meta é atender 50% das crianças pobres de zero a seis anos da região. Hoje, são atendidos 3.458 pequenos, em 20 municípios, o que corresponde a 22% da quantidade de crianças pobres na região Central do Rio Grande do Sul, conforme dados do Censo 2010.

Quando a Pastoral da Criança entrou em atividade na região, em 1985, a média de mortalidade infantil era de 74 crianças para cada mil nascidas vivas. Hoje, a média é 5 a 6 mortes de crianças por doenças preveníveis para cada mil nascidas vivas.

A entidade está presente em 20 municípios da região. Hoje, 382 líderes comunitários realizam o acompanhamento de 3.458 crianças pobres, de zero a seis anos, em 165 comunidades. Conforme o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, Sérgio Derli Menezes Helmuth, para alcançar a meta é preciso aumentar a quantidade de voluntários, "quando o Papa Francisco esteve no Brasil ele disse para irmos até os pobres. É isso que estamos tentando fazer", avalia Helmuth.

Os principais divulgadores dos trabalhos da Pastoral são os padres em suas paróquias. Porém, segundo o pároco de São Sepé, Gerson Gonçalves, muitas vezes é difícil conseguir voluntários. "A Pastoral da Criança realiza um trabalho fundamental de acompanhamento de crianças pobres, em famílias que muitas vezes necessitam de auxílio. Algumas pessoas justificam que exercem diversas atividades e que não possuem tempo para o trabalho voluntário. Mas sempre nos esforçamos para encontrar pessoas que desejem ajudar no trabalho pastoral", avalia o padre.

Para o evento Casa Aberta, são convidadas todas as pessoas que tiverem interesse em conhecer o trabalho da Pastoral da Criança, independente de classe social, raça, cor, religião ou preferência político-partidária.


Situação de Abrangência da Arquidiocese de Santa Maria - 2º Semestre 2013

Total de Crianças menores de seis anos pobres no Setor (Censo 2010) - 15.453
Crianças menores de seis anos acompanhadas pela Pastoral da Criança - 3.458
Percentual de crianças pobres acompanhados pela Pastoral da Criança - 22%
Ramos com Pastoral da Criança - 31
Municípios com Pastoral da Criança - 20 (74%)
Comunidades acompanhadas - 165
Líderes Comunitários atuantes - 382
Outros voluntários na comunidade - 317
Total de voluntários - 699
Média mensal de Famílias acompanhadas - 2.962
Média mensal de Gestantes acompanhadas - 249
Emissoras de Rádio com Programa Semanal ‘Viva a Vida’ - 14
Fonte: Pastoral da Criança - CNBB

Colaboração: Maiquel Rosauro, Assessor de Imprensa Voluntário da Pastoral da Criança (Santa Maria-RS)