Em sua audiência geral, no último dia 04 de setembro, o papa Francisco pediu que "o mundo reze e faça jejum" pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo inteiro. A data escolhida é o próximo dia 07 de setembro, sábado.
“Renovo o convite a toda a Igreja a viver intensamente este dia e, desde já, expresso reconhecimento aos outros irmãos cristãos, irmãos de outras religiões e aos homens e mulheres de boa vontade que quiserem se unir a este momento. Exorto em especial os fiéis romanos e os peregrinos a participarem da vigília de oração, aqui na Praça S. Pedro, às 19 horas, para invocar do Senhor o grande dom da paz. Que se eleve forte em toda a terra o grito da paz", pediu o papa Francisco.
Mobilização no Brasil
A Igreja no Brasil está convocando e mobilizando todos para participarem desse momento. Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da CNBB, manifestou a total adesão da Conferência Episcopal ao dia de oração e jejum convocado pelo Papa Francisco em prol da Síria. “Jejum é busca de abertura, de sensibilidade, de compreensão. Jejuar abre toda a nossa pessoa ao diálogo, e no momento a Síria exige muito diálogo”, afirmou o bispo.
Dom Leonardo recorda que o pedido do Papa é para que neste dia 7 de setembro, os católicos de todo o mundo estejam unidos com a mesma intenção de oração. “Nós nos unimos, nós nos congregamos, nós estabelecemos com Deus e com os irmãos um momento da intimidade, de uma relação mais profunda”, afirmou. O Secretário-Geral afirmou também que a Igreja no Brasil acolheu esse pedido do Santo Padre, e que diversas paróquias e dioceses deverão realizar a vigília neste sábado.
“Não é possível nós somente tentarmos resolver os problemas através da força. Existem outras forças muito mais importantes, existem buscas muito mais profundas que podem nos ajudar na solução da questão da Síria”, afirmou dom Leonardo. O bispo declarou ainda que os jovens são convidados especiais deste momento de oração. “Nós vimos, especialmente na visita que o Santo Padre fez ao Brasil, a presença dele na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, como os nossos jovens são sensíveis a essas questões que dizem respeito à pessoa humana, aos pobres e aos conflitos”.
Também Dom Gentil Delazari, bispo diocesano de Sinop (MT), reforça o convite para ação, "em comunhão fraterna e obediência ao clamor do Papa Francisco que “convoca toda a Igreja, no dia 07 de setembro, vigília da Natividade de Maria, Rainha da Paz, para um dia de oração e Jejum pela paz na Síria e no mundo inteiro. Convido todos a unir-se a esta iniciativa, do modo que considerem mais oportuno. Convido também os irmãos não católicos, os fieis de outras religiões e todos os homens de boa vontade para orar pela paz”.
Dia do Oração e Ação pela Criança
Desde 2009 a Pastoral da Criança realiza no Brasil diversas ações que visam a prevenção da violência, principalmente contra a criança. A ação, realizada na semana do dia 20 de novembro, convida as comunidades para se mobilizarem em momentos de oração e ação pela criança, de forma ecumênica e com a participação de toda a comunidade.
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro) foi instituído durante o III Fórum Global da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima, em maio de 2008. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil também é comemorado o dia da Consciência Negra, e o dia 21 de novembro foi instituído pela Lei nº 12.685, de 18 de julho de 2012, como o "Dia Nacional do Compromisso com a Criança e Adolescente e a Educação".
Veja mais: