Os 10 anos da morte do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, num atentado a bomba no Iraque, foram lembrados com evento promovido pelas Nações Unidas e o Itamaraty, no último dia 19 de agosto. Na ocasião, Dra. Zilda Arns Neumann, representada por seu filho Nelson Arns Neumann, recebeu a medalha com o nome do homenageado.


O evento realizado no Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença de diplomatas brasileiros e representantes da ONU. Durante o evento, o Ministério das Relações Exteriores entregou a Medalha Sérgio Vieira de Mello a pessoas que se destacaram em trabalhos de causa humanitárias. Dra Zilda foi lembrada e agraciada pela sua dedicação ao trabalho humanitário e processo de expansão da Pastoral da Criança Internacional.

O dia 19 de agosto é o Dia Mundial da Ação Humanitária, onde todos os trabalhadores humanitários, que perderam suas vidas na tentativa de ajudar as pessoas em necessidades, são lembrados por meio da sensibilização para questões humanitárias e esforços para ajudar as pessoas.

Sérgio Vieira de Mello, era o representante do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iraque, e morreu no atentado a bomba que vitimou mais 21 funcionários do escritório da ONU e Bagdá, no dia 19 de agosto de 2003.