Convidada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), a Pastoral da Criança participou de encontro em Brasília, em maio, para discutir um plano de ação conjunto pela proteção de crianças e adolescentes. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), CONIC e Visão Mundial, o evento reuniu representantes de grupos religiosos que contribuíram com suas experiências que ajudam para redução da violência infantil e para a promoção da cultura de paz.
A Pastoral da Criança apresentou os “10 mandamentos para a Paz na Família”, folder utilizado pelos voluntários para incentivar e promover atitudes que visam a paz no ambiente familiar e comunitário. Os “10 mandamentos para a Paz na Família" reúne mensagens que incentivam o respeito, união familiar, direitos e deveres, sendo um aliado no processo de construção de um ambiente mais harmonioso para a convivência entre as pessoas.
Coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, ressalta que a família é a célula mãe da sociedade e que é na relação familiar que as crianças adquirem os bons costumes e bons hábitos. “Por isso, a Pastoral da Criança prima pela paz dentro do lar, pois este também é o mandato de Jesus, 'que a Paz esteja nesta casa'. Percebemos que nesse mundo tão fragmentado precisamos ainda mais trabalhar os 10 mandamentos, pois a criança de hoje é o adulto de amanhã”.
O plano de ação para 2013 e 2104, elaborado pelas instituições, tem como áreas prioritárias a promoção do direito ao registro civil de nascimento e a prevenção da violência contra meninos e meninas, implantando nas comunidades um ambiente mais protetor para as crianças e adolescentes. O lançamento oficial está previsto para agosto. Em novembro serão realizadas ações em todo o país, como parte da celebração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança.