Participantes do encontro
Participantes do encontro

Promover um mundo de paz para crianças e adolescentes, através da educação ética baseada em valores como o respeito, empatia, responsabilidade e reconciliação, é o objetivo da Oficina de Educação Ética, promovida pela Rede Global de Religiões pela Criança – GNRC, com colaboração da Pastoral da Criança. No mês de junho foi realizada a terceira oficina no país, na cidade de Pitimbu (PB), com representantes de diversas instituições de caráter social, cultural e religioso.



O grupo de 41 participantes de diversas tradições religiosas e instituições refletiu e partilhou experiências sobre combate à violência contra crianças e adolescentes. Mercedes Roman, coordenadora da GNRC para América Latina e Caribe, conduziu os debates e avaliou de forma muito positiva a participação de jovens lideranças no encontro. Representante da Federação Espírita do Brasil – FEB, o estudante de Ciências Sociais da UNB (Brasília), João Karp de Brito Martins (19 anos), percebeu no encontro um ambiente fértil para novas ideias, cooperação e respeito. “Espero implantar a educação ética de forma mais firme e principalmente ampliar o debate com outras religiões, criar essa rede mais forte, pois o objetivo final de todos é o mesmo, promover a dignidade da pessoa humana, a dignidade da criança.”

A oficina, baseada na metodologia do manual “Aprender a Viver Juntos”, reforça o compromisso da GNRC em proporcionar que as crianças, em todas as comunidades, possam ter o direito de viver, prosperar e serem agentes ativos num mundo em transformação. O material apresentado é um recurso adaptável que pode ser utilizado com crianças e jovens de qualquer contexto cultural, religioso e social, com a finalidade de nutrir valores comuns e o respeito mútuo por suas diferentes origens, tradições e culturas. Este recurso permite estimular o potencial inato da criança/jovem e sua espiritualidade, valorizando sua esperança de criar um mundo melhor e possibilitando que ele se veja como um indivíduo ativo nesse processo.

 

Metodologia "Aprender e viver juntos"

Joel Zeferino, Pastor da Igreja Batista Nazaré em Salvador e representante da Aliança de Batistas do Brasil se surpreendeu com a facilidade e praticidade da metodologia utilizada. “Quero utilizá-la no enfoque local, na minha Igreja, fazendo um trabalho com as crianças  e também na articulação de um rede local, com os outros participantes da cidade de Salvador, para que possamos multiplicar a proposta”.

A discussão de assuntos como a  “compreensão de si mesmo e dos outros” e “transformar o mundo juntos”, levou os participantes a vivenciarem e experimentarem as possibilidades de ensino e aprendizagem que o manual oferece.

No debate entre instituições e tradições religiosas, foi possível compreender as diversas formas de aplicação do manual e dos princípios/conceitos da GNRC no contexto de cada uma. Esse conteúdo também se refletiu em cada representante presente, onde foi possível identificar elementos que podem ser absorvidos na vida pessoal, social, profissional, institucional e religiosa.

A facilitadora da oficina, terapeuta ocupacional Rivy Plaper Tarandach, integra do grupo da GNRC desde 2009, já participou de oficinas de capacitação no Chile e atua nas oficinas realizadas no Brasil. Segundo Rivy, o objetivo da GNRC com as oficinas éticas é capacitar jovens líderes e lideranças comunitárias/religiosas e instituições para que constituam um programa em rede, “essa rede deve atuar baseada na inter-religiosidade, na interculturalidade, para que se possa caminhar cada vez mais para uma cultura de paz, sentindo na prática essa cultura de paz, não ficando apenas no discurso”.

A GNRC, movimento mundial de reúne representantes de diversas religiões, iniciou seus trabalhos no Brasil em 2006, promovendo o Dia de Ação e Oração pela Criança e as oficinas de Educação Ética. Já foram realizadas oficinas de Educação Ética em Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Pitimbu (PB) e a próxima deverá ser realizada em Salvador (BA).