A Diocese de Camaçari (Bahia) promoveu entre os dias 31 de maio a 2 de junho curso de Atualização e Ascensão de Multiplicadores da Ação Brinquedos e Brincadeiras. Assim como Camaçari, que reuniu 12 brinquedistas de várias dioceses do Estado da Bahia, muitas coordenações da Pastoral da Criança estão promovendo, neste ano, capacitações de brinquedistas e preparando brincadores, voluntários que podem atuar principalmente nos momentos de Celebração da Vida.
O brincar é uma atividade tão importante para o desenvolvimento da criança que é um direito assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 16). Para promover esse direito, desde 2002 a Pastoral da Criança desenvolve a Ação Brinquedos e Brincadeiras com o objetivo de aumentar as oportunidades para as brincadeiras infantis, apoiando as famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e educação de suas crianças.
A Pastoral da Criança elaborou em outubro de 2012 o Dicas nº 51, uma publicação feita especialmente para ser usada pelos brinquedistas. Foi escrito para servir de apoio à preparação de pessoas para serem brincadores e atuarem no Dia da Celebração da Vida. Além da figura do brinquedista, o brincador (que não precisa ser capacitado no Guia do Líder) pode colaborar para tornar o espaço da Celebração da Vida mais agradável e enriquecedor, enquando os líderes pesam as crianças e conversam com suas famílias.
A proposta é para que os brincadores, além da organização do espaço com os brinquedos (quando houver), tragam e promovam brincadeiras variadas como: jogar bola, pular amarelinha, brincar de roda entre outras, e convide as crianças para a atividade, “propondo, nunca impondo”. Como já demonstrado em algumas capacitações, usando a criatividade, o brincador pode propor diversas brincadeiras “sem brinquedos, objetos” e que estimulem a atividade das crianças.
Saiba mais em Dicas nº 51
Veja mais sobre a Capacitação em Camaçari.