Os 28 anos de atividades da Pastoral da Criança na Diocese de Criciúma foram comemorados no último final de semana (18 de maio) durante um Encontrão de Líderes na cidade de Forquilhinha (SC). A festividade reuniu na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, e público de mais de 700 pessoas entre coordenadoras, líderes e outros voluntários.



A Pastoral da Criança está presente na Diocese de Criciúma em 31 paróquias. São 1.220 voluntários, dos quais 839 são líderes comunitários que acompanham atualmente 931 gestantes, 14.436 crianças e 13.208 famílias.

O encontro foi aberto pela manhã com palestra da coordenadora nacional que falou sobre a missão da Pastoral da Criança, no âmbito da evangelização e da humanização. Irmã Vera ressaltou a importância de levar a palavra de Deus em cada visita às famílias nas comunidades e da solidariedade diante da dor dos irmãos que motiva os milhares de líderes na continuidade da missão. A religiosa lembrou o apóstolo Paulo, na mensagem aos líderes: “Vocês são a carta de Deus. Nós, que trabalhamos na Pastoral da Criança, somos uma carta de Deus, porque as pessoas que visitamos, que muitas vezes não tem Bíblia, querem ver em nós uma carta de Deus. Uma carta cheia de amor e de fraternidade”.

Irmã Vera Lúcia também falou sobre os principais desafios da Pastoral da Criança no Brasil. Entre eles, a necessidade de mais missionários para levar as ações nas comunidades mais carentes da Região Norte do país. Outro desafio, disse ela, é cadastrar e acompanhar mais gestantes. “Temos hoje um trabalho muito corpo a corpo com as gestantes. Estudos científicos apontam que se a criança for bem cuidada desde o ventre materno até os dois anos de vida, ela poderá ter melhor saúde na idade adulta. Nossa campanha hoje é para que cada líder acompanhe pelo menos uma gestante".

Coordenadora do setor Criciúma, irmã Maria Inês Rech ressaltou a importância do momento de encontro e confraternização entre todos que se dedicam ao voluntariado. "Especialmente hoje temos um motivo muito grande para agradecer esse grupo tão grande e significativo que temos na Pastoral da Criança, porque eles não medem esforços para estar a serviço da vida e da esperança," lembrou a irmã.


Missa, encenações bíblicas e partilha do pão
Na continuidade do evento, o público participou da Santa Missa, presidida pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio e concelebrada pelos padres Valmor Boeger, Valmor Della Giustina, Sidnei Vitali e pelo pároco, frei Jacir Zolet.

“Celebrar Pentecostes não significa celebrar o fim, mas o início de uma caminhada com Cristo, com a diversidade de dons e carismas doados ao outro na gratuidade. Vocês, da Pastoral da criança, nos dão testemunho desta diversidade. Vocês conseguem manifestar às famílias uma linguagem universal: a do amor e da gratuidade. No Evangelho, o menino deu o testemunho de que saciar a fome é partilhar o que se tem. Quando todos colocam da sua sacola, do seu tempo, da sua sabedoria, sobra pão para todos. Assim é a nossa pastoral”, enfatizou padre Joel.

O encontro foi encerrado com apresentações artísticas, encenações bíblicas e a Festa da Luz e do Pão, com a partilha de alimentos.