12º CÍRCULO

AS DIFICULDADES DE UM RECÉM-NASCIDO

A solidariedade das mulheres salvam a vida de Moisés

Ex 2,1-10

 

Acolhida

  • Canto Inicial
  • Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
  • Invocar a luz dos Espírito Santo.
  • Breve memória do encontro anterior.

 

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

A Gracinda, líder da Pastoral da Criança, visitando as famílias, conheceu a Izabela, de oito meses, que veio com seus pais para a casa de um parente, pois eles perderam o emprego na roça. A criança tomava só um dedo de leite na mamadeira e ficava até uma semana com o instestino sem funcionar, dormia muito e estava em estado de desnutrição, não alcançava nenhum indicador de oportunidade e conquista. A Inês e a Mari, também são líderes da Pastoral da Criança e ajudaram a Gracinda, orientando os pais e parentes da Izabela. O cuidado com a alimentação foi fundamental para a recuperação da menina. A mãe começou a participar da Celebração da Vida, aprendeu cuidados essenciais da saúde, alimentação e como estimular a criança com muito carinho e amor. Passados três meses já estava engatinhando e fazendo seus barulhos, podemos dizer que ela já estava cantando. O médico do posto, que também a acompanhava perguntou para a mãe o que ela havia feito de diferente para tal recuperação. A mãe respondeu: "Graças ao carinho e esforço das líderes da Pastoral da Criança". Com 12 meses já havia começado a andar. As líderes da Paróquia São Cristóvão, da comunidade Vila Palmira que apresentam este fato, concluem que "esta é mais uma história da Luta e trabalho das mulheres da Pastoral da Criança".

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

2.1. Introdução à leitura do texto. Nosso texto de estudo mostra as dificuldades que passou a mãe de Moisés para conseguir salvar a vida de seu filho recém-nascido. Durante a leitura vamos prestar atenção nas várias mulheres presentes neste episódios e o que cada uma faz.

2.2. Leitura lenta e atenta do texto: Êxodo 2,1-10.

2.3. Perguntas para a reflexão:

o O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?

o Quantas mulheres aparecem neste episódio? E o que cada uma faz para salvar a vida de Moisés?

o Qual a figura feminina com quem você mais se identificou? Por quê?

o O que este episódio nos ensina em nossos trabalhos na Pastoral?

 

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração

Sugestões para a celebração

  • Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Salvai as nossas crianças, Senhor!
  • Rezar um salmo. Sugestão: o Salmo 7 - Deus é o juiz justo que se coloca ao lado da vida ameaçada.
  • Rezar o Pai-Nosso.

 

4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

  • Assumir um compromisso pessoal e comunitário com a saúde de todas as crianças de nosso bairro.
  • Canto Final

 

Preparar o próximo encontro

  • Em nosso próximo encontro vamos debater a importância do aleitamento materno. O texto de estudo é o Salmo 131 (130).
  • Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
  • Marcar data e local do próximo encontro.

 

AJUDA PARA O GRUPO

Nosso texto de estudo mostra todas as dificuldades que passou a mãe de Moisés, após o nascimento de seu filho. Havia o decreto de morte determinado pelo faraó. O menino corria risco de vida. O que fazer? Se faz necessário burlar a lei genocida do faraó. Surge então a idéia de lançar o menino numa pequeno cesto de vime trançado. Desta forma a vida do menino estar nas mãos de Deus, na esperança que uma família o acolhesse e lhe desse guarida. É a filha do faraó, a filha do opressor que estava matando as crianças, quem acolhe e cria o menino. A irmã de Moisés, que estava vigiando para ver o que aconteceria com o menino sugere que a mãe de Moisés amamentasse a criança. Desta forma, o menino acabou voltando para sua própria mãe, em sua casa. Através da filha do faraó, Deus conduziu Moisés de volta para sua família As mulheres presentes neste episódio, trabalhando juntas, salvam a vida do libertador do povo de Deus.