11º CÍRCULO
TUDO COMEÇA COM AS PARTEIRAS
As crianças são sinais da libertação que vem de Deus
Ex 1,8-22
Acolhida
- Canto Inicial
- Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
- Invocar a luz dos Espírito Santo.
- Breve memória do encontro anterior.
1. Um fato da Vida que nos faz pensar
Maria de Lourdes Menon, morava em Ibituva/PR no ano de 1966 quando teve que mudar para o interior do Paraná numa comunidade que era Distrito de Catanduvas, chamada de Ibema. Ela nos conta: "eu estava grávida no oitavo mês e quando completou o nono mês comecei a sentir as primeiras contrações. Não conhecia ninguém no local, eu era muito jovem ainda apenas 18 anos, meu marido saiu em busca de ajuda, pois no lugar não tinha médico e nem hospital, então alguém indicou que na cidade vizinha, Campo Bonito, tinha parteira e foram buscá-la. Dona Odila Reolom na época tinha 53 anos, era como uma santa, me atendeu e junto dela lembro bem o que me deu mais força foi a Imagem de Nossa Senhora do Bom Parto e o terço que ela trazia consigo. Dona Odila acompanhou meu parto, nasceu uma linda menina. Ela ficou comigo até eu ficar bem, sempre me ajudando. Depois de um tempo engravidei por mais outras três vezes. As 4 filhas nasceram pela mão abençoada desta santa e heroina que tantas e tantas crianças ajudou a nascer. Esta mãe parteira ficava com a gente até ela ver que não havia mais perigo. Eu faço parte da Pastoral da Criança, quero ajudar com os conhecimentos que recebo nas capacitações e passo para outras mães e crianças. Nunca vou ser como a Dona Odila, mas me sinto feliz com minhas amigas da Pastoral da Criança e as famílias que atendemos. Peço a Deus e a Virgem Maria que a proteja e abençoe sempre a Dona Odila e também a Pastoral da Criança em todo o Brasil. Hoje ela está com 90 anos de idade, em sua cidade, Campo Bonito é a grande mãe e mestra da vida".
2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
2.1. Introdução à leitura do texto. Nosso texto de estudo nos leva ao antigo Egito, onde o povo de Deus sofre uma dura opressão. No entanto, a resistência acontece com o nascimento das crianças. Durante a leitura vamos prestar atenção na atividade das parteiras.
2.2. Leitura lenta e atenta do texto: Êxodo 1,8-22.
2.3. Perguntas para a reflexão:
o O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
o Como o texto descreve a opressão do faraó sobre as casas dos hebreus?
o Qual a atividade das parteiras em todo este episódio? Por que elas fizeram tudo isso?
o O que as parteiras ensinam para a nossa Pastoral da Criança?
3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração
Sugestões para a celebração
- Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração todos podem repetir o refrão: Fortalecei nossa caminhada, Senhor!
- Rezar um salmo. Sugestão: Salmo 131 (130). Queremos repousar no colo de Deus.
- Rezar o Pai-Nosso.
4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova
- Assumir um compromisso pessoal e comunitário com a saúde de todas as crianças de nosso bairro.
- Canto Final
Preparar o próximo encontro
- Em nosso próximo encontro vamos ver todas as dificuldades que Moisés teve para sobreviver. O texto de estudos é Êxodo 2,1-10.
- Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro
- Marcar data e local do próximo encontro.
AJUDA PARA O GRUPO
O texto que aprofundamos hoje mostra dois pontos importantes para as casas das famílias do povo de Deus. Em primeiro lugar existem sempre muitas ameaças querendo a destruição das pessoas e das famílias. Todas as famílias, em qualquer tempo e lugar, passam por grandes riscos. O faraó simboliza toda a violência capaz de destruir o povo de Deus. Mas, em segundo lugar, existe gente pequena que enfrenta e vence os poderosos. As duas parteiras têm a coragem de contrariar o rei de todo o Egito e salvam a vida de muitas crianças! Sinal de muita coragem e temor de Deus. É o trabalho desta gente simples, serviço caseiro em defesa da vida humana ameaçada, que põe abaixo qualquer império ou poder. Como canta Maria no seu hino, é com esta gente simples que Deus "derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes!" (Lc 1,52).