O gestor de relações institucionais, Clóvis Boufleur, representa a Pastoral da Criança no Seminário Internacional sobre Educação Ética que acontece esta semana (dias 23 e 24 de abril) em Genebra (Suíça). O evento, que celebra os dez anos do Programa “Aprender a Viver Juntos”, é promovido pela Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), com o apoio da Fundação Arigatou (Japão). Participam apoiadores do programa, especialistas e embaixadores na área de educação ética.

 

Criado em 2002, o Conselho Inter-Religioso de Educação Ética para as Crianças busca promover a educação ética por meio de uma aprendizagem intercultural e inter-religiosa que ajude as comunidades e as sociedades a conviverem em paz, em um ambiente de respeito aos outros e de dignidade para todos os seres humanos. O programa “Aprender a Viver Juntos” oferece metodologia que pode ser utilizada em qualquer contexto cultural, religiosos e social, com a finalidade de nutrir valores comuns e o respeito mútuo por suas diferentes origens, tradições e culturas.

O seminário é uma oportunidade, segundo Clóvis Boufleur, “para avaliar a iniciativa e readequá-la à realidade atual de forma a contribuir para levar à criança o entendimento sobre a convivência com pessoas diferentes em uma sociedade plural”. Atualmente, o programa tem como foco o adolescente e o jovem, através de oficinas de educação ética e metodologia adequada para esse público. “Esperamos poder, agora, iniciar o debate sobre estratégias voltadas para as crianças menores de seis anos. Certamente, vamos precisar envolver a família nesta nova proposta de educação”, assinala Clóvis Boufleur.