A Pastoral da Criança contará em breve com mais 15 líderes voluntárias para realizar as ações básicas de saúde, higiene e educação nas comunidades de Porecatu, Florestópolis e Prado Ferreira, cidades localizadas ao norte de Londrina (PR). Neste final de semana (14 de abril) a coordenadora de área de Rolândia, Anete dos Santos Machado, ministrou a terceira etapa da capacitação às futuras líderes no Centro de Pastoral de Porecatu.

 

 

 


A capacitação de 50 horas do Guia do Líder é a porta de entrada do voluntário na Pastoral da Criança. É na capacitação que os líderes recebem todas as informações necessárias para acompanhar e orientar as gestantes e famílias. Capacitadora do Guia do Líder desde 2007, Anete está na Pastoral da Criança há 12 anos, desenvolvendo também as funções de coordenadora de área e líder. Anete considera o momento da capacitação uma valorização do trabalho voluntário, “ amo capacitar o guia, faço tudo com bastante carinho, pois esse é o momento mais importante para o líder, repassar as orientações que estão no guia, é promover a atuação voluntária dos líderes”, ressalta Anete.

Adriana Barros de Azevedo Carvalho, 37 anos, casada há 21 anos e mãe de dois filhos, trabalha com os Vicentinos e é uma das participantes da capacitação no Guia no Líder. Ela acredita que poderá ajudar melhor as famílias como líder da Pastoral da Criança.

“Vejo que muitas mães precisam de orientação sobre saúde e educação de seus filhos. Também as famílias precisam cuidar de suas crianças com mais amor e afeto”, diz Adriana que achou excelente o treinamento, esclareceu dúvidas e sentiu-se acolhida pelas pessoas da pastoral. “Estou assumindo um compromisso com a Pastoral da Criança”, completou.

Iniciando na Pastoral da Criança, a coordenadora do ramo São João Batista, de Prado Ferreira (PR) Célia Alves Pereira, já conhecia o trabalho da Pastoral da Criança, mas nunca tinha participado de nenhuma capacitação ou atividade. Célia assumiu a coordenação do ramo em março e imaginava que seria mais difícil. “Estou gostando da capacitação, imaginava que a FABs (Folhas de acompanhamento e avaliação mensal das ações básicas de saúde e educação na comunidade ) era muito difícil, mas estou vendo que não é, também estou empolga com o acompanhamento que é feito com a gestante e as crianças.” O ramo de Prado Ferreira acompanha hoje 33 crianças, trabalho realizado por 6 líderes. “Nosso desafio agora é aumentar o número de líderes, para poder acompanhar mais crianças” destaca Célia.

Após a capacitação do Guia, os novos líderes irão atuar nas comunidades mais pobres de seus municípios, realizando visitas às famílias com gestantes e crianças menores de 06 anos, celebração da vida e reuniões de reflexão e avaliação mensalmente.