8º CÍRCULO
JESUS TRANSMITE VIDA PARA UMA MENINA
A missão de um líder, de uma líder da Pastoral
Mc 5,21-24.35-43
Acolhida
- Canto Inicial.
- Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
- Breve memória do encontro anterior.
- Invocar a luz dos Espírito Santo.
1. Um fato da Vida que nos faz pensar
Uma pesquisa científica da PUC-SP, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, analisando a situação social das famílias, constatou que um dos problemas que os pobres enfrentam para poderem melhorar sua situação social é que eles só possuem amigos pobres. Isto quer dizer que eles contam com pessoas com baixa escolaridade, sem recursos financeiros, mas que pela proximidade, amizade e confiança são capazes de partilhar o que possuem e atender os seus amigos.
A Pastoral da Criança quer ser este amigo pobre, os seus líderes devem estar presente nas áreas mais humildes e poder ajudar todos os que precisam e procuram alguma coisa em favor das crianças. Você deve conhecer algum relato de como um líder e a Pastoral acompanharam uma criança e ajudaram a salvar uma vida. Nosso texto de estudo de hoje mostra um pai de família pedindo ajuda a Jesus porque sua filhinha estava muito doente. Este é um sinal de que Jesus era reconhecido como um líder nos casos de saúde e de crianças. As pessoas sabem a quem pedir ajuda e vão procurar as que estão mais próximas.
- Conte para nós algum fato que marcou a sua vida ou da comunidade como líder da Pastoral da Criança, quando ajudou uma criança e sua família.
- O que significa ser um líder, uma líder da Pastoral da Criança?
- Quais as atividades de um líder, de uma líder da Pastoral?
- Como fazer para que as pessoas da comunidade tenham cada vez mais confiança nos trabalhos da pastoral?
2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
- Preparação.
- Introdução à leitura do texto: Nosso texto narra a ressurreição da filha de Jairo. Durante a leitura vamos prestar atenção na angústia de Jairo e nos gestos de Jesus.
- Leitura lenta e atenta do texto: Mc 5,21-24.35-43.
Perguntas para a reflexão
1. De que você mais gostou neste texto? Por quê?
2. O que faz Jairo? Como entender suas atitudes?
3. Com que gestos Jesus transmite segurança para uma família angustiada?
4. O que ensinam as atitudes de Jesus para as lideranças da Pastoral?
3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração
Sugestões para a celebração
- Colocar em forma de oração tudo aquilo que refletimos sobre a Palavra de Deus, sobre nossa vida e nosso trabalho na Pastoral. Como refrão após cada prece digamos: ABENÇOA NOSSOS TRABALHOS, SENHOR!
- Rezar um salmo. Sugestão: Rezar juntos a Oração do Líder da Pastoral da Criança que está na página 12 do Guia do Líder.
4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova
- Formular um compromisso pessoal e comunitário no trabalho da Pastoral.
- Terminar o encontro com a oração do Pai-Nosso.
- Canto Final.
Preparar o próximo encontro
- No próximo encontro vamos meditar sobre a mãe cananéia que vai pedir ajuda a Jesus. O texto de estudo será Mc 7,24-30.
- Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
- Marcar data e local do próximo encontro.
AJUDA PARA O GRUPO
O texto que aprofundamos em nosso encontro de hoje mostra um pai desesperado buscando vida para sua filha de doze anos. Sua fé em Jesus faz com que ele supere todas as dificuldades, permitindo que Jesus cure sua filha. Jairo teve que manter a fé mesmo quando as pessoa chegaram com a notícia de que a menina já tinha morrido. A fé de Jairo está em crer que para Jesus a morte não é a última barreira intransponível. Jesus lhe diz: "Não tenha medo! Apenas creia!" As palavras de Jesus passam a ter um grande significado para Jairo. Ele pede que Jesus lhe acompanhe até sua casa. Sinal de que Jairo espera pela ação de Deus mesmo contra toda esperança.
Jesus caminha com um pai que busca vida para sua filha. Em nosso trabalhos pastorais também teremos que, muitas vezes, enfrentar tal situação. As pessoas esperam muito de nós. Muitas vezes ficamos pensando que não há mais nada a fazer. Jesus nos ensina que enquanto houver vida, há uma esperança. Também nós, em nosso trabalhos pastorais, devemos levar conosco aquelas palavras que Jesus dirigiu a Jairo; "Não tenha medo! Apenas creia!"