7º CÍRCULO
A VIDA DA FAMÍLIA DE NAZARÉ
E o menino crescia...
Lc 2,39-40.51-52
Acolhida
- Canto Inicial.
- Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
- Breve memória do encontro anterior.
- Invocar a luz dos Espírito Santo.
1. Um fato da Vida que nos faz pensar
A Pastoral da Criança da comunidade São Pedro, em Vila Velha/ES, a cada ano faz uma bonita celebração de Natal, agradecendo todo o desenvolvimento das crianças e famílias durante o ano. Neste ano, as famílias acompanhadas fizeram uma surpresa para as líderes, chamando muitas outras famílias que já foram acompanhadas e as crianças que agora já estão com mais de seis anos. Compareceu muitas crianças que já estão com 13 a 15 anos de idade e que já foram acompanhadas pela Pastoral da Criança. As crianças falaram como estão indo bem nos estudos, participando da Igreja, com boa saúde, felizes com suas famílias. A emoção das líderes era visto pelas lágrimas de felicidades, pois as crianças colocavam da importância da Pastoral da Criança na vida delas. Foi o melhor presente de Natal que se pode oferecer para uma pessoa da Pastoral da Criança, ver o desenvolvimento saudável das crianças.
A criança manifesta sua saúde nas brincadeiras, na curiosidade, na vontade em aprender e em participar da vida da casa. Ela também quer fazer tudo sozinha, demonstrando sua vontade. A criança vai descobrindo e aprendendo. Mas ela não pode fazer tudo o que quer. Os pais, os irmãos, a família e a comunidade devem mostrar que existem limites. Dura é a tarefa de educar uma criança. Vamos conversar sobre isto.
- Como fazer para que nossas crianças tenham um desenvolvimento saudável e integrado?
- Quais as informações presentes no Guia do Líder que ajudam a acompanhar o desenvolvimento de uma criança na nossa comunidade?
2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
- Preparação.
- Introdução à leitura do texto: Nosso texto de estudo são quatro versículos que nos dão uma idéia de como era a vida da família de José, Maria e Jesus na casa deles em Nazaré. Durante a leitura vamos prestar atenção nas informações transmitidas pelo texto a respeito de desenvolvimento de Jesus. Leitura lenta e atenta do texto: Lc 2,39-40.51-52.
Perguntas para a reflexão
1. De que você mais gostou neste texto? Por quê?
2. A partir das informações do texto, como deveria ser a vida da família de Nazaré?
3. O que o texto fala do desenvolvimento do menino Jesus?
4. O que tudo isso ensina para nós hoje?
3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração
Sugestões para a celebração
- Colocar em forma de oração tudo aquilo que refletimos sobre a Palavra de Deus, sobre nossa vida e nosso trabalho na Pastoral. Como refrão após cada prece digamos: DAÍ-NOS VOSSA SABEDORIA, SENHOR!
- Rezar um salmo. Sugestão: Salmo 127 (126) – Os filhos são uma herança do Senhor.
4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova
- Formular um compromisso pessoal ou comunitário no trabalho da Pastoral.
- Terminar o encontro com a oração do Pai-Nosso.
- Canto Final.
Preparar o próximo encontro
- No próximo encontro vamos meditar sobre a vida que Jesus transmite para a filha de Jairo. O texto de estudo será Mc 5,21-24.35-43.
- Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro
- Marcar data e local do próximo encontro.
AJUDA PARA O GRUPO
A família é uma das instituições que mais sentiu os violentos processos de mudanças decorridos com a implantação do sistema neoliberal em nosso país. As violências praticadas contra a família visavam a desestruturação e a desagregação dos membros, possibilitando aumentar o número de pessoas individualizadas, possíveis consumidores. Nosso texto de estudo de hoje mostra que Jesus se volta para a sua família em busca de crescimento e de graça. Nesta vida de família o menino ia crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. Um bom ambiente familiar se faz necessário para que nossas crianças cresçam e se desenvolvam.
Nossas práticas pastorais devem sempre mais reforçar os laços familiares, promovendo um profundo espírito de comunhão entre as pessoas que residem de baixo do mesmo teto. Que a família possa ser um espaço de formação e de educação para nossas crianças e jovens. Formar pessoas conscientes, unidas em comunidade familiar, abertas para a partilha e para a solidariedade, tal deve ser nosso maior objetivo pastoral com as famílias.