1º CÍRCULO

UMA CRIANÇA ESTÁ SENDO GERADA

A alegria de uma nova vida

Lc 1,26-38

Acolhida

1. Canto Inicial

2. Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade

3. Invocar a luz dos Espírito Santo

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

 

Naquela manhã, as líderes da Pastoral da Criança da comunidade de São Pedro, da cidade de Socorro, Diocese de Bragança Paulista - SP, se reuniram para refletir o trabalho delas com as gestantes da comunidade. Depois da capacitação no novo Guia, estavam utilizando também os folhetos "Laços de Amor", que a cada mês da gestação a líder visita e entrega um folheto para a gestante orientando sobre o desenvolvimento da criança e os cuidados com a gravidez. Durante o encontro, uma das líderes presentes, disse: "Aqui, em nossa comunidade, não fica nenhuma gestante sem visitas, todo mês, até disputamos, entre nós, quem descobre primeiro as gestantes". E o interessante foi que uma das mães acompanhadas pelas líderes, durante sua gestação, que também estava presente, saiu-se com esta: "Hoje meu filho já tem dois meses de idade. Até hoje recorro aos "Laços de Amor" nos momentos de dificuldade". Com um dos folhetos nas mãos leu para os presentes: "Dentro de seu corpo existe uma única casa criada por Deus: o útero". Esta frase a fizera chorar de alegria várias vezes.

A Pastoral da Criança inicia seus trabalhos com as gestantes. Este trabalho significa transmitir informações e orientações para a gestante e toda a sua família conforme lemos no Guia do Líder. Vamos conversar sobre isto.

1. Como você pode saber quem são as gestantes de sua comunidade?

2. Como orientar estas gestantes?

3. Quais são as dificuldades neste trabalho?

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

1. Preparação.

2. Introdução à leitura do texto: Durante a leitura do texto vamos prestar atenção no anúncio do anjo e na reação de Maria. Algo novo e surpreendente está acontecendo na vida de Maria. Ela está grávida! De todos os sinais de Deus, a chegada de uma nova vida sempre é uma surpresa!

3. Leitura lenta e atenta do texto: Lc 1,26-38.

4. Perguntas para a reflexão:

1. De que você mais gostou neste texto? Por quê?

2. Qual foi a reação de Maria diante deste anúncio? Como entender esta reação?

3. Que esperanças traz este menino que está sendo gerado?

4. Que esperanças você transmite para as gestantes de sua comunidade?

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração

Sugestões para a celebração

1. Colocar em forma de oração tudo aquilo que refletimos sobre a Palavra de Deus e sobre nossa vida e nosso trabalho na Pastoral. Como refrão após cada prece digamos: FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA!

2. Rezar um salmo. Sugestão: Salmo 124 (123) – O Senhor está do nosso lado.

4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

1. Formular um compromisso pessoal ou comunitário no trabalho da Pastoral.

2. Terminar o encontro com a oração do Pai-Nosso.

3. Canto Final

Preparar o próximo encontro

1. No próximo encontro vamos meditar sobre a visita de Maria a sua prima Isabel. O texto de estudo será Lc 1,39-56.

2. Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro

3. Marcar data e local do próximo encontro.

AJUDA PARA O GRUPO

Nosso texto de estudos mostra o anúncio do anjo a Maria. No Antigo Testamento, a visita de um anjo de Deus sempre significa uma visita do próprio Deus. O texto ensina então que o surgimento de uma nova vida é a visita que Deus nos faz. Lucas apresenta com simplicidade as pessoas envolvidas na ação de Deus; uma virgem chamada Maria, prometida em casamento a um homem de sua aldeia, chamado José, da casa de Davi. Nazaré é uma pequena aldeia, perdida nas imensidões da Galiléia. É uma região periférica, um lugar que ninguém sabe onde fica. Igual a grande maioria dos pequenos lugares atendidos pela Pastoral. É neste pequeno lugar que Deus se manifesta.

A história da visita de Deus a Maria acontece no "sexto mês" da gravidez de Isabel, parenta de Maria. A necessidade concreta de Isabel é o pano de fundo deste episódio, já que é mencionado em 1,26 e em 1,36.39.

O ponto central é a resposta de Maria ao anjo. Ela se entrega totalmente ao que Deus está lhe pedindo: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra". Maria usa para si o título de serva, uma empregada do Senhor. Ela quer ser alguém que se coloca a serviço do plano de Deus. Sua missão não é privilégio, mas sim um serviço ao povo de Deus.