As coordenações dos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu repetiram a tradição de iniciar o ano de atividades da Pastoral da Criança com encontros reunindo os líderes coordenadores de ramos. Oportunidade para confirmar o cronograma de trabalho e trocar experiências, os encontros são momentos importantes para a motivação do voluntariado no desempenho da missão de “levar vida em abundância às famílias acompanhadas”.
Convidada para as reuniões que aconteceram nos dias 5 e 6 de fevereiro, irmã Carolina Bonatti (Carol) buscou no Evangelho de João - o encontro de Jesus com a samaritana no poço de Jacó (Jo 4,1-42) – a mensagem para a reflexão espiritual com as lideranças. Na narração bíblica, Jesus oferece à samaritana a “água viva”, que simboliza a verdadeira vida, a vida eterna junto de Deus.
“Jesus oferece água viva para fortalecer nossa missão”, diz irmã Carolina. “Depois de compreender a mensagem, a samaritana leva a palavra de Jesus para seu povo. No exemplo atuante da samaritana, renovamos o entusiasmo e o compromisso de acompanhar as famílias e buscar mais líderes para a missão da Pastoral da Criança”.
O encontro em Foz do Iguaçu reuniu na Casa Paroquial, no dia 6 de fevereiro, a coordenadora do setor Helena Back e 28 coordenadoras de ramos. Em Cascavel, no dia 7, a reunião teve a participação de 58 coordenadoras de ramos. Na oportunidade, a coordenadora do setor Maria de Lourdes Menon Schram (Lurdinha) falou sobre a violência doméstica, a Lei Maria da Penha e sua abrangência.
No roteiro de atividades no interior paranaense, Irmã Carolina acompanhou as visitas que as coordenadoras da Pastoral da Criança fizeram à Aldeia Avá-Guarani, comunidade acompanhada pelo ramo São Miguel do Iguaçu. O cacique Daniel agradeceu à coordenadora Iria Damanti Fritz “pela ação das líderes que levam, com muito respeito, a mensagem da Pastoral da Criança às famílias da aldeia”. A visita coincidiu com a reunião pedagógica na escola que atende cerca de 300 crianças da aldeia. Várias professoras presentes à reunião também atuam como líderes na aldeia e comunidades acompanhadas na região do Lago de Itaipu.
Também em Cascavel, após um dia de espiritualidade, aconteceu uma ação concreta: visita à favela Melissa II, organizada pela coordenadora Lurdinha, com apoio do casal Miguel e Joana. A líder Dalva Lívia, é considerada pela comunidade um “anjo no meio dos pobres e necessitados. Ela e o esposo moram no meio deles e conhecem todas as crianças e suas famílias”, diz irmã Carol, que acompanhou a visita.
No dia 8, a coordenadora Sirlei Aparecida Ferreira Soncela, do ramo Santa Tereza D'Ávila, acompanhou o grupo que visitou as famílias sem-teto acampadas em barracas de lona na periferia da cidade.
“Parabéns a cada uma das líderes que realizam a missão da Pastoral da Criança com muita dedicação” destacou irmã Carol na sua mensagem: “Jesus lhes dirá. Vinde benditos do meu Pai porque tive fome e me destes de comer (Mateus, 25,31ss). A Pastoral é nossa, é de Jesus, o Bom Pastor”.