Integrantes do Conselho Administrativo da Pastoral da Criança Internacional estão reunidos em Montevideu (Uruguai) nesta semana (20 a 23 de fevereiro) para avaliar resultados e planejar atividades para 2013. Junto a outras questões, estarão em debate os principais desafios para continuar apoiando as ações da Pastoral da Criança realizadas em vinte países e levar sua metodologia para as comunidades pobres de outras partes do mundo.
Participam da reunião o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, médico Nelson Arns Neumann, o bispo Dom Luis Del Castilho, Guermán Rossi, Maurilio Schimitt e irmã Ana Inês Alvariza. Presidente do Conselho Administrativo da entidade, Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito da Diocese de São Salvador, não estará presente. Dom Geraldo é um dos cinco cardeais brasileiros que participam da eleição do novo papa da Igreja Católica, no Vaticano.
Coordenadores da Pastoral da Criança da República Dominicana, Guatemala e Angola participam do encontro em Montevideu. Igualmente missionários e assessores que atuam na área internacional. E também os integrantes do Conselho Diretor da Pastoral da Criança: Dom Aldo di Cillo Pagotto, Ana Ruth Góes e a coordenadora nacional irmã Vera Lúcia Altoé.
Além da agenda administrativa, os participantes vão avaliar os resultados alcançados e trocar experiências sobre a realidade da Pastoral da Criança nos diversos países. “ A Pastoral da Criança no Brasil sempre aprendeu com as soluções encontradas pelas nossas comunidades para a superação da dura realidade enfrentada pelas famílias pobres”, diz Neumann. “Podemos e temos aprendido, também, com as Pastorais da Criança dos demais países”.
O Uruguai foi escolhido como sede da Pastoral da Criança Internacional por apresentar uma legislação adequada para o apoio financeiro a outros países. Fundada em 2008, sua missão é apoiar as ações da Pastoral da Criança em cada país; receber e transferir doações nacionais ou estrangeiras, além de acompanhar a aplicação dos recursos.
A estratégia comunitária da Pastoral da Criança Internacional se assemelha à do Brasil cuja base é a partilha dos conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação, cidadania e desenvolvimento infantil. Através de ações e facilmente replicáveis, a Pastoral da Criança ajuda a prevenir a mortalidade infantil, a promover a paz, e a fortalecer o protagonismo das pessoas que vivem em comunidades pobres. Fundamentada na mística cristã que une a fé à vida, a Pastoral da Criança Internacional alarga seus horizontes para acolher outras culturas, povos e nações.
Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.