O ministro da Saúde Alexandre Padilha lançou nesta terça-feira (5 de fevereiro) o Portal de Saúde do Cidadão, ferramenta que possibilita ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) acessar dados sobre os serviços que recebeu na rede pública, como internações e cirurgias. O portal também vai facilitar a emissão do Cartão do SUS. Outra ferramenta que moderniza os serviços de saúde é o software público E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), capaz de organizar a gestão do funcionamento das unidades básicas e que será ofertado gratuitamente a todos os municípios.

 

“O Ministério da Saúde desenvolveu um sistema para ajudar o prefeito a gerenciar melhor a Unidade Básica de Saúde, controlar o horário do médico, a agenda e manter as informações do prontuário do cidadão disponíveis aos profissionais de saúde. Assim, o médico vai saber quais doenças aquele paciente tem, quais tratamentos e exames já realizou e poderá prestar um atendimento de melhor qualidade”, informou Alexandre Padilha.

 

A Pastoral da Criança apoia as iniciativas do Ministério do Saúde para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, afirma Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da entidade e representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Conselho Nacional de Saúde. “Além de maiores benefícios ao usuário, o novo sistema propicia condições de gerenciamento dos serviços oferecidos pela rede do SUS, qualifica a gestão dos recursos públicos e, ainda, amplia a fiscalização e acompanhamento da atuação dos profissionais de saúde.

(Fonte: Portal da Saúde, Ministério da Saúde, 5.2.2013)

 

Saiba mais sobre o Portal de Saúde do Cidadão