O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi celebrado no dia 24 de novembro em Ceilândia, no Distrito Federal, reunindo mais de 600 participantes. As atividades oferecidas para a interação das crianças, tornaram a celebração mais animada.  A atividade também chamou atenção ao grande desafio de se garantir os direitos das crianças e adolescentes, fazendo a reflexão sobre a urgência de se assegurar o Direito à Certidão de Nascimento e Documentação Básica. Confira abaixo o relato da atividade realizada no Distrito Federal.

Relato da atividade realizada em Ceilândia/DF:

Iniciamos a cerimônia do Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças, com cerca de 600 pessoas, em uma comunidade do DF, localizada na cidade satélite de Ceilândia, no Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, que atende uma população de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

Estavam presentes no evento as seguintes entidades: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC); Comunidade Bahá’i do DF; Pastoral da Criança – CNBB; Igreja Luterana; Igreja Presbiteriana; igreja Católica; Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia; Associação das Famílias para a Unificação e a Paz Mundial; Conselho Distrital dos Direitos Humanos; Legião da Boa Vontade; Federação Espírita Brasileira; Candomblé; alunos e professores do Colégio Centro de Ensino Especial nº. 01 de Santa Maria/DF; Alunos da Casa da Esperança de Ceilândia/DF e pais e mães, estudantes e professores/as do Cantinho do Girassol.

Na primeira parte do evento, Pastor Daniel Conte, da Comunidade Evangélica Luterana de Brasília, coordenou a liturgia, e procedeu à abertura:

Pastor Daniel saudou a todas as pessoas presentes, em especial as crianças e os adolescentes lembrando a todos/as a razão de estarmos juntos: a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças. Após sua fala, convidou a Federação Espírita Brasileira, na pessoa do Cirne, para uma apresentação de música e violão. Em seguida, os/as estudantes do Centro de Ensino Especial Nº. 1 de Santa Maria/DF fizeram sua apresentação, alegrando a todos/as participantes com atividades que expressam a cultura brasileira.

A Comunidade Bahá’i, representada pelo sr. Hoeck S. Miranda e Dr. Dariush, fez sua saudação. Logo após, a sra. Zulmira Inês Lourena, fez a saudação pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e pela Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. As crianças da Pastoral da Criança e as brinquedistas brindaram a todos os presentes com uma apresentação teatral sobre o tema promovendo as brincadeiras. Após, o P. Daniel convidou a todos/as para juntos orarem a Oração pelas Crianças.

Conforme previsto na programação deste dia, Vânia (Pastoral da Criança) apresentou aos/às presentes o grande desafio - no que diz respeito aos diretos das crianças e adolescentes – que na celebração do Dia de Ação e Oração pelas Crianças deste ano de 2012 é a reflexão e a urgência de se assegurar o Direito à Certidão de Nascimento e Documentação Básica. Sobre este tema, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República disponibilizou folhetos informativos que foram distribuídos durante o evento.

Na segunda parte do evento, foram planejadas e realizadas oficinas simultâneas, organizadas por faixas etárias de 01 a 06 anos, de 07 a 10 anos, de 11 a 15 anos e jovens acima de 16 anos. Ao mesmo tempo, foram realizadas palestras para pais e mães e oficina de artesanato para as mães.

 

OFICINA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Faixa etária de 01 a 06 anos - Articuladora Sra. Gildete Soares Andrade (Pastoral da Criança/CNBB).

Essa oficina contou com a participação de muitas brinquedistas da Pastoral da Criança que estimularam a participação de todas as crianças e orientaram as brincadeiras. Foi um momento de muita diversão para as crianças.

 

OFICINA FANTOCHE E TEATRO

Faixa etária de 07 a 10 anos - Articuladora Nayara (LBV)

As professoras e os professores da LBV foram extremamente criativos e conseguiram envolver a criançada nas brincadeiras e danças. Houve muita interação e as crianças não queriam mais parar de brincar.

 

OFICINA DE TEATRO

Faixa etária de 11 a 15 anos - Articulador: Cirne F. de Araújo (Federação Espírita Brasileira)

Inicialmente muito tímidos/as, mas com o desenvolvimento das atividades, essas crianças e adolescentes passaram a entender o propósito da oficina e se divertindo foram se entregando e participando das atividades.

 

OFICINA DE CAPOEIRA

Todas as Faixas Etárias - Articuladora: Mônica Florêncio (Candomblé), Colaboração: Alunos e professoras do Centro de Ensino Especial de Santa Maria/DF

“A Capoeira é uma atividade física de uma riqueza sem precedentes. Contribui na formação integral do estudante sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor”. Essa afirmação encontra embasamento na afirmativa do Professor Anacleto Damiani - Escola de Educação Básica. Segundo Pistrak (2000): … é preciso passar do ensino à educação, dos programas aos planos de vida. Ou seja, em sua proposta pedagógica a escola somente atinge os objetivos de educação do povo, se consegue interligar os diversos aspectos da vida das pessoas…”

 

OFICINA DE GRAFITE

Faixa etária 15 a 18 anos - Articuladores: José Welington e Antônio Henrique

Esta oficina teve como articuladores dois jovens e contou com a participação de outros adolescentes e jovens. Com a sua arte e compromisso em contribuir com o Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças, eles tiveram uma participação ativa e deixaram a “sua marca” em uma parede do Cantinho do Girassol que ficará para sempre na lembrança daqueles/as que participaram. Foi uma atividade que mobilizou muito os/as jovens.

 

PALESTRAS PARA PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Articuladores: Sr.Hoeck S. Miranda e o jovem Lucas, da Comunidade Bahá´i, a Sra. Georgina e o Sr. Joaquim Esaki, da Associação das Mulheres para a Paz Mundial 

A Comunidade Bahá´i fez palestra sobre Saúde na Família proferida pelo médico Dr. Dariush Akhavan. e também a participação da Associação das Mulheres para a Paz, representada na atividade pela Sra. Célia Regina Zaduski, falou sobre “A família Escola do Amor”.

 

OFICINA DE ARTESANATO

Articuladora: Sra. Georgina Sampaio Esaki (Associação das Mulheres para a Paz Mundial)

Essa oficina teve participação ativa especialmente das mulheres, mães e responsáveis pelas crianças e adolescentes. Como podem constatar pelas fotos, o espaço foi limitado para atender a demanda de todas que lá estiveram. Ao mesmo tempo em que aconteciam as oficinas, as crianças tinham também a oportunidade de brincarem no pátio do Cantinho do Girassol onde estavam disponibilizados o “Pula-Pula” e escorregador para as crianças brincarem.

 

A última oficina encerrou por volta de 13 horas. Foram momentos de muita integração onde cada um e cada uma que participou pode encontrar seu lugar e seu espaço de troca, de acolhida e de uma salutar convivência.

Pelo que pudemos observar e também pelas falas das pessoas, sentimos que essa atividade os marcará por muito tempo. Certamente, no próximo dia 20 de novembro eles terão em suas mentes e corações que além de ser o dia da Consciência Negra no Brasil, dia foi reservado para que a sociedade brasileira lembre a resistência dos negros à escravidão, é também o dia em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por isso é o Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças.

 

Queremos registrar o nosso agradecimento:

- primeiramente a todas as crianças e adolescentes que participaram das atividades, aos pais, mães e responsáveis presentes reconhecendo que cada um e cada uma contribuiu para que o objetivo fosse alcançado: juntos assumirmos o compromisso de assegurar os direitos humanos de crianças e adolescentes brasileiros/as.

- ao Diretor do Cantinho do Girassol, Sr. Fernando P. Pinto, à Coordenadora Pedagógica Sra. Raquel Brito, pois desde o momento que os procuramos para trabalharmos juntos a organização desse dia naquela entidade, não mediram esforços para a sua realização;

- às entidades religiosas e suas lideranças que assumiram as atividades e as realizaram com qualidade e enorme presteza com todos/as que delas participaram;

- à equipe do Cantinho do Girassol, às líderes da Pastoral da Criança e aos/às professores/as do Centro de Ensino Especial de Santa Maria/DF que acompanharam as crianças e os adolescentes nas atividades;

- a LBV na pessoa do Sr. José Gonçalo por ter filmado todo o evento e fotografado

- a Senhora Dani Reis por ter fotografado também todo evento.

- a todos/as os/as demais que contribuíram na realização e êxito deste evento.