O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, traz a reflexão da importância das cooperativas, que têm participação decisiva na produção e distribuição de alimentos. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu o tema para o Dia Mundial da Alimentação 2012: "Cooperativas agrícolas alimentam o mundo". Tal opção está relacionada às comemorações do Ano Internacional do Cooperativismo.

 

 

Todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro. É um alerta sobre as práticas de políticas, ações e programas na área da alimentação, com o objetivo de eliminar a fome e assegurar a segurança alimentar dos povos.

Conforme a FAO, "estima-se que as cooperativas tenham um bilhão de membros em todo o mundo, gerando mais de100 milhões de empregos. Na agricultura, silvicultura, pesca e pecuária, os seus membros participam em atividades de produção, partilha de riscos e lucros, poupança de custos e geração de rendimento, que lhes proporcionam maior poder de negociação na hora de vender ou comprar no mercado".

O Dia Mundial da Alimentação 2012 destaca as cooperativas agrícolas e sua contribuição para a redução da pobreza e da fome. Afinal, do número aproximado de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo, 70% vivem em áreas rurais, onde a agricultura é a principal atividade econômica. As cooperativas agrícolas e alimentares já são um importante instrumento contra a pobreza e a fome, mas podem fazer muito mais.

Alimentação e Hortas Caseiras da Pastoral da Criança

A ação Alimentação e Hortas Caseiras na Pastoral da Criança tem como objetivo levar informações e dicas sobre alimentação saudável e plantio de hortas caseiras a todo os líderes e famílias acompanhadas.

Atualmente a obesidade é um grande problema em nosso país, que atinge todas as classes sociais. Um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de obesos é a alimentação. A população brasileira consome muitos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, e poucos alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes.

Assim como a desnutrição, a obesidade precisa ser combatida para diminuir o aparecimento de tantas doenças decorrentes do excesso de peso. Doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, são algumas das doenças que a obesidade pode provocar.

Diante desse cenário, a Pastoral da Criança decidiu incentivar as famílias a plantarem seus próprios alimentos, por meio das hortas caseiras, e a utilizarem verduras, legumes e frutas na alimentação do dia a dia. Dessa forma, a Pastoral da Criança contribui para melhorar a saúde a alimentação dessas famílias e colabora para que os princípios da Segurança Alimentar e Nutricional realmente aconteçam.