O deputado federal Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior, candidato à prefeitura de Curitiba pela coligação Curitiba Criativa (PSC, PCdoB, PR e PtdoB), assinou nesta sexta-feira (dia 5 de outubro) a Carta Compromisso com as propostas da Pastoral da Criança para fortalecimento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação e qualidade de vida, com prioridade para crianças, gestantes e idosos.
O deputado foi recebido na sede da Pastoral da Criança pelo coordenador nacional adjunto Nelson Arns Neumann, pelo gestor de relações institucionais Clóvis Boufleur, assessores e outros convidados. Também participaram do encontro, o professor Nildo Lubke e o padre José Aparecido Pinto, diretor da Ação Social do Paraná (ASP).
Ratinho Junior visitou a "Casa Aberta" onde conheceu as ações da Pastoral da Criança e os resultados alcançados no acompanhamento de 1,4 milhão de crianças pobres, de zero a 6 anos, em todo o país. A importância dos cuidados com a criança, desde a gestação até os dois primeiros anos de vida, foi um dos assuntos destacados por Neumann. "Pesquisas mostram que uma criança que nasce com baixo peso tem mais riscos de desenvolver diabetes, colesterol elevado, doenças renais e do coração quando adultos", disse ao lembrar que vem aumentando em Curitiba o número de crianças que nascem com baixo peso.
"Eu tenho que parabenizar a Pastoral da Criança pelo trabalho que realiza", disse o deputado Ratinho Junior, ao assinar a Carta Compromisso com as propostas defendidas pela entidade. "Com os recursos que dispõe e os resultados que alcança, a Pastoral da Criança é um exemplo para a gestão pública que aplica mal o dinheiro que arrecada". E confirmou que seu plano de governo está identificado com as propostas da Pastoral da Criança. "Buscamos valorizar a pessoa como ser humano, com suas necessidades, e não como mero número que engrossa as estatísticas oficiais".
Propostas defendidas pela Pastoral da Criança
. Implementar o "Cartão SUS" no município, para organizar as ações de saúde e informatizar o atendimento ao usuário.
. Garantir o acesso e pré-natal de qualidade às gestantes, com oferta de, no mínimo, seis consultas e exames básicos.
. Garantir que toda criança atendida no Posto de Saúde, com indicação médica de antibiótico, receba a primeira dose logo depois da consulta.
. Implementar o "Pacto pela Saúde", que estabelece o compromisso e a solidariedade dos gestores com a vida, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a gestão dos serviços de saúde.
. Oferta de saneamento básico para toda a população, com atendimento aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e drenagem de águas pluviais.
Projeto "Convocação aos Candidatos"
Os encontros promovidos em todo o país neste período eleitoral fazem parte do projeto Convocação aos Candidatos realizado pela Pastoral da Criança desde 2002. "O objetivo é divulgar as nossas prioridades, debater e buscar o compromisso dos candidatos dispostos a fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação desde a primeira infância e a saúde de qualidade, com prioridade para as crianças, mães e idosos", ressalta Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança.
A Pastoral da Criança enviou aos coordenadores locais, no mês de julho, documento com orientação sobre a organização dos encontros ou reuniões com os candidatos; as funções do prefeito, vice-prefeito e vereadores; as propostas que podem ser debatidas com cada um deles e o modelo de Carta de Compromisso, na qual o candidato assume publicamente o compromisso com a ética e com as propostas da Pastoral da Criança.
Em Curitiba, os candidatos a prefeito receberam no mês de agosto documento com as propostas da Pastoral da Criança. O prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição, assinou o compromisso no dia 21 de setembro, em visita à Pastoral da Criança. Em Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba), a coordenadora do Setor Curitiba Noroeste, Rosilene Reiter promoveu reunião e debate com os candidatos a prefeito. Gerson Colodel, Dete Pavoni, Aldinei Siqueira e Sidnei Trevisan assinaram o documento assumindo o compromisso de defender as propostas da Pastoral da Criança.