Neste fim de semana, entre os dias 27 e 29 de julho, a Pastoral da Criança da Diocese de Araçatuba (SP) estará reunida em assembleia eletiva. O encontro acontecerá no CDP (Centro Diocesano de Pastoral). Será um momento de reflexão sobre a caminhada da Pastoral nos últimos dois anos, de capacitação e formação e de eleição da nova coordenação que conduzirá os trabalhos pelo próximo biênio.Além das lideranças paroquiais e diocesanas da Pastoral, estarão presentes a responsável da Sub-Região Botucatu II, Maria Angélica Galiote Silva, como também, o bispo diocesano dom Sergio Krzywy.
 

Algumas conquistas

Sobre o desempenho da Pastoral da Criança, Denizarda Ricardo, coordenadora diocesana, relatou que houve avanços significativos nos últimos anos. A rede de solidariedade formada na diocese, é composta atualmente por 705 líderes que apoiam mensalmente 3.031 crianças, 134 gestantes e 2.555 famílias. Nas 85 comunidades que a Pastoral se faz presente, ocorreram 2 óbitos de crianças nos últimos 2 anos. "Diante de uma realidade social tão sofrida, conquistamos uma considerável diminuição da mortalidade infantil em nossa região", frisou Denizarda.

Outra conquista, foi a implantação do programa Hortas Caseiras com resultados. O objetivo é levar informações e dicas sobre alimentação saudável e plantio de hortas caseiras a todos os líderes e famílias acompanhadas. "A obesidade, principalmente a infantil, é uma realidade em todas as classes sociais. Diante deste desafio, o incentivo ao cultivo de alimentos saudáveis ajuda muito na prevenção, além de produzir economia para as famílias mais desfavorecidas", indicou.

Também foi enaltecido o projeto Articuladores da Saúde. Este programa vem contribuindo de forma significativa para a diminuição da mortalidade infantil. Os voluntários atuam junto ao Conselho Municipal de Saúde, melhorando o acesso aos serviços prestados a população. Outra importante função, é o de estudar, ano após ano, os históricos de morte de crianças menores no município, fornecendo deste modo, informações precisas para as futuras tomadas de decisões e criação de novos programas pela pastoral.

"Atualmente, estamos articulando junto aos conselhos e Unidades de Saúde, a implantação do programa chamado 1ª Dose", explicou a coordenadora. "Segundo estudos, hoje em dia, quando a Unidade de Saúde possui o antibiótico necessário para o caso específico da criança, o mesmo é fornecido para a mãe para posterior dosagem em sua casa".

Levantamentos constataram que isso é uma prática muito comum nos atendimentos da saúde, mas não ideal. "O problema é o trajeto até a residência, principalmente para as mães mais carentes, pois muitas vezes, dependem do transporte público (ônibus, metrô, trens), ou até mesmo, retornam a pé para seus lares", o que pode agravar, no caminho, o estado de saúde da criança. "Em estados mais críticos chegam a falecer por complicações provocadas nesta demora na medicação", ressaltou Denizarda. Os Articuladores da Saúde, conscientizam o Conselho e as Unidades de Saúde a adotarem o "1ª Dose". A pastoral conta com 4 articuladores em na diocese.

Novos projetos

Para o 2º Semestre, a novidade será implantação da Oficina de Saúde Bucal. Nesta formação, a liderança e as famílias tem reforçados os conhecimentos necessários para prevenção das cáries e doenças na gengiva. Doença muito comum na população em geral.

A programação

No primeiro dia (27), haverá a celebração penitencial e vigília eucarística. No sábado (28), Santa Missa presidida pelo bispo diocesano dom Sergio Krzywy. Em seguida, acolhida e eleição da nova coordenação. Após o almoço, haverá oficinas e divulgação do calendário diocesano para os próximos meses. A programação de sábado encerra-se com celebração da luz.

No domingo (29), palestras com a psicóloga Eliane Terezinha Quadrini com o tema "O Cristão e a Psicologia"; em seguida, com a coordenadora da Sub-Região Botucatu II, Maria Angélica com o tema "Missão e Gestão".

Após a Santa Missa, presidida pelo reitor do seminário diocesano São José, padre José Manoel Messias, a assembleia será findada com almoço de confraternização.

Mais informações no portal www.diocesearacatuba.com.br.

Fonte: A.I. Diocese de Araçatuba