O pote do iogurte se transforma em corpo, o chapéu é a tampa do amaciante, enquanto os braços e pernas são feitos de tampas de garrafas PET. Elástico para amarrar as peças, um fio de cobre desencapado que possa servir de agulha e está pronto um boneco de recicláveis. A construção demora meia hora, tem custo praticamente zero e faz parte do projeto Brinquedos e Brincadeiras, que a Pastoral da Criança desenvolve em Franca, com o objetivo de despertar o interesse das crianças pelo brincar e pelas atividades de lazer. A confecção dos próprios brinquedos com recicláveis também é uma das propostas do projeto.
Na comunidade católica dos bairros Jardim do Éden e Jardim Palma, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Capelinha, o projeto tem ganhado novo fôlego com a montagem do boneco que ainda não tem nome próprio. A responsável por dar forma às mais de 20 tampas de produtos encontrados em casa é a líder e coordenadora da Pastoral na comunidade, Euripidina Tomazia Pereira Mendes, 51. Ela e a filha Daiene Aparecida Mendes, 27, aprenderam a desenvolver o boneco num curso e agora são responsáveis por ensinar outras voluntárias. “Aprendi em um dia. É muito fácil. Só de olhar, pega o jeito”, disse Daiene.
Para Euripidina, a maior dificuldade para a expansão do projeto é a falta dos materiais utilizados. “Não tem como ensinar todas as líderes se não tiver tampas suficientes. Cada líder precisa pelo menos montar um sozinha”, explicou. A Pastoral da Criança na Capelinha tem mais de 80 voluntários e a coordenação espera que metade se interesse em aprender as técnicas de montagem do boneco.
Na confecção do brinquedo, são utilizadas 16 tampas de PET, duas de álcool ou água sanitária, uma de amaciante, uma de desodorante rolon, duas tampas de detergente, uma de garrafa plástica de suco ou isotônico e um pote de iogurte de 170 gramas. “Além de incentivar a construir o próprio brinquedo, o projeto também ensina a importância da reciclagem”, afirmou a coordenadora.
Após a capacitação de todas as líderes interessadas no projeto, o que deve ocorrer no próximo mês, a confecção dos brinquedos será trabalhada junto com as crianças, a partir de 5 anos, durante os encontros mensais promovidos pela Pastoral junto à comunidade.
“Enquanto as mães participam do encontro da Celebração da Vida, as crianças estarão com as brinquedistas, onde aprenderão a fazer o boneco. Espero que isso já seja possível no começo do ano que vem”, explicou o coordenador geral da Pastoral na Paróquia, Jamil Reinaldo Alves.
Além do boneco de tampas, a Pastoral deseja futuramente também ensinar outros brinquedos de recicláveis. “O projeto é muito amplo e inclui carrinhos, bonecas, jogos, brincadeira de corda e cantigas que possam ajudar as crianças a resgatar o gosto pelas brincadeiras sadias”, declarou Euripidina.
Por Marco FelippeFonte: Comércio da Francahttp://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=35454