Em comunhão de fé e esperança no Cristo Ressuscitado, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança comunica o falecimento de Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, ocorrido na manhã desta terça-feira (19 de junho de 2012) em Belo Horizonte (MG). Dom Aloysio presidiu o Conselho Nacional da Pastoral da Criança de 1992 a 2008 e foi um dos fundadores da Pastoral da Pessoa Idosa. Em Nota de Pesar, o vice-governador do Paraná Flávio Arns lamentou o falecimento de Dom Aloysio Penna.

 

Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da Diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para Diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de Dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado.

 

O religioso teve forte atuação na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Coordenou nacionalmente as Pastorais da Família, da Educação e da Juventude. Esteve à frente do Conselho Nacional da Pastoral da Criança, num dos períodos de grande expansão de suas ações, principalmente no âmbito internacional, quando a entidade começou a levar a sua metodologia para outros países com altos índices de pobreza e mortalidade infantil.

Nas comemorações dos 40 anos da Diocese de Bauru em 2004, Dom Aloysio conclamou o povo para sentir-se corresponsável pela Igreja. "Os leigos têm muitas iniciativas boas no campo profissional e devem ter o mesmo espírito de colaboração, criatividade e iniciativa com as coisas da Igreja, para que nós possamos atingir toda a comunidade numa dimensão missionária".

No dia 10 de janeiro de 2009, Dom Aloysio sofreu uma queda quando celebrava missa na Catedral Metropolitana de Botucatu, o que ocasionou uma hemorragia interna no crânio. Desde então, o bispo vinha passando por diversos tratamentos e apresentava uma melhora no quadro clínico até a última internação em estado grave de saúde. Ele morreu de falência múltipla dos órgãos.

Serviço:

O corpo de Dom Aloysio será velado na Catedral da Arquidiocese de Botucatu, onde será celebrada Missa de Corpo Presente. Em seguida, haverá o translado do corpo para a cidade do Rio de Janeiro, onde também será velado e com celebração de Missa e Exéquias. O sepultamento será no Cemitério São João Batista de Botafogo (RJ). Mais informações: Diocese de Bauru (SP)

 

 

Nota de Pesar do vice-governador do Paraná Flávio Arns

O vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, lamenta com profundo pesar o falecimento de Dom Aloysio Leal Penna, arcebispo emérito de Botucatu, ocorrido na última terça-feira, em Belo Horizonte.

Dom Aloysio presidiu o Conselho Nacional da Pastoral da Criança de 1992 a 2008 e foi um dos fundadores da Pastoral da Pessoa Idosa, além de coordenar nacionalmente as Pastorais da Família, da Educação e da Juventude.

“Convivi com Dom Aloysio durante muitos anos na Pastoral da Criança, período no qual participávamos de muitas reuniões buscando a expansão do trabalho para diversas comunidades. Pessoa amiga, dedicada, diplomática e grande incentivador das atividades pastorais. Seu exemplo será lembrado por todos nós”, disse Arns.