Delegações de mais de 190 países estão participando na cidade do Rio de Janeiro (13 a 22 de junho) da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Representante da Pastoral da Criança na CISI (Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde), a assessora Vânia Ferreira Leite participa da 80ª reunião da comissão que acontece na Cúpula dos Povos, nos dias 19 e 20.

 

 

 

Encontrar os meios de desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e preservar o meio ambiente são os grandes objetivos da Rio+20. Paralelamente às negociações oficiais, mais de mil eventos reúnem governos, empresas, universidades e organizações da sociedade civil para debater e oferecer contribuições para o enfrentamento dos desafios emergentes.

 

A implementação das ações de saneamento em terras indígenas e suas repercussões sobre a saúde e nutrição destes povos, e o acompanhamento das ações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), recentemente criada, estão entre os principais itens da pauta da CISI no dia 19, informa Vânia Ferreira. Na terça-feira, 20, além de debater sobre a construção do temário da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, os membros da CISI fazem a articulação com os movimentos sociais na Rio+20.

Governança do Desenvolvimento Sustentável e Marco Regulatório para Sociedade Civil é o tema que será acompanhado pela assessora da Pastoral da Criança, Aldiza Soares, no dia 18. O debate é promovido pelo FBOMS – Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento na Tenda Chico Science, na Cúpula dos Povos. Nina Girão de Lima, da Pastoral da Criança no Ceará, também está participando da Rio+20.

Leia mais sobre a Rio+20: www.rio20.gov.br