A Pastoral da Criança, através da coordenação estadual de Alagoas, está divulgando a Campanha "Antibiótico: primeira dose imediata" em Maceió, cidade que sedia até quinta-feira, (14 de junho) o XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, iniciado dia 11, reúne no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso cerca de cinco mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS (Sistema Único de Saúde) com o objetivo de debater e mapear os desafios da saúde pública brasileira para os próximos anos.
Além da divulgação da campanha em outdoors nos pontos estratégicos da capital alagoana, todos os congressistas estão recebendo na pasta de trabalho o Boletim Rebidia, edição nº 34, que destaca a importância da campanha nacional lançada pela Pastoral da Criança em julho de 2012. Outros materiais também estão expostos no espaço do congresso do Conasems, que é uma das entidades apoiadoras da campanha.
Lançada em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha tem como principal objetivo alertar a população, especialmente os profissionais de saúde, sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo depois da consulta, principalmente nos casos de crianças com suspeita de pneumonia, que é uma infecção respiratória grave.
A campanha da Pastoral da Criança segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Uma criança com suspeita de pneumonia, com a indicação médica de antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade de Saúde. Começar mais cedo o tratamento vai garantir mais fácil a cura, evitar o agravamento da doença com uma internação hospitalar ou, pior, a morte da criança.
Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país. As doenças respiratórias respondem por 19,7% das causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos de idade - 6,2% das crianças menores de um ano.
Em cada município, a secretaria municipal de saúde é a encarregada da organização e do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. Com o apoio da comunidade e das prefeituras, é possível disponibilizar o antibiótico nas Unidades de Saúde e oferecer o tratamento imediatamente após a consulta.
Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança