<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --

Marister Pereira Guimarães, coordenadora estadual da Pastoral da Criança, ressalta a importância de contar com profissionais da imprensa para fortalecer a rede de comunicadores e ampliar a divulgação das ações da Pastoral

Aconteceu na tarde do dia 7 de novembro, na sede do Instituto Elo Amigo, em Iguatu (CE), uma reunião envolvendo a Coordenação Estadual da Pastoral da Criança e comunicadores de rádio, bem como correspondentes de jornais e portais da Internet da região. A reunião foi articulada pelo jornalista Franzé Sousa, correspondente da TV Globo/Verdes Mares no Cariri. Franzé, após participar de um encontro em Fortaleza com profissionais da imprensa do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte, foi incumbido de mobilizar os comunicadores do Centro-Sul do estado do Ceará. O objetivo é para fortalecer o trabalho social em defesa das crianças, através da Pastoral da Criança, nas regiões das dioceses de Crato e Iguatu.

 

Marister Pereira Guimarães, coordenadora estadual da Pastoral da Criança, conduziu o encontro. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança em todo o estado do Ceará e ressaltou a importância de contar com o envolvimento dos profissionais da imprensa do Centro-Sul, no sentido de fortalecer a rede de comunicadores que já existe hoje. Segundo a coordenadora, em todas as comunidades assistidas pela Pastoral da Criança, os indicadores mostram que a mortalidade infantil chega a 7 por mil crianças nascidas vivas, números que ficam bem abaixo da média do estado, que é de 17 por mil. Ela reforçou a idéia da mobilização que acontece em cada comunidade junto às famílias, trabalho que tem ajudado a transformar realidades e a fazer profundas mudanças na vida das pessoas. “Com essas ações será possível transformar, trabalhando com as pessoas, ouvindo-as, estando perto, dando um abraço, estimulando cada uma e conscientizando-as”, afirma Marister Pereira Guimarães.

A coordenadora incentivou os comunicadores de Iguatu a usarem os espaços disponíveis nos veículos de comunicação para divulgar as ações da Pastoral da Criança emcada município. Existem programas e projetos sociais interessantes sendo desenvolvidos, mas eles não estão tendo nenhuma repercussão na mídia.

Na reunião, Marister aproveitou para parabenizar todos os radialistas pela passagem do dia desses profissionais (07/11). Os radialistas puderam opinar e apresentar sugestões de como o trabalho pode ser feito na região, no sentido de otimizar a chegada das informações até os ouvintes, leitores e a população como um todo. Os representantes das emissoras de rádio se comprometeram a abrir espaços para a veiculação de spots institucionais das campanhas da Pastoral, bem como a veiculação do programa Viva a Vida. Os programas produzidos pela Coordenação Nacional, em Curitiba, têm a duração de 15 minutos e repassam informações sobre projetos em andamento e orientações para as famílias sobre vários temas ligados à defesa e proteção da criança.

Marister informou, ao final do encontro, que o próximo passo da Coordenação Estadual da Pastoral será cadastrar os veículos de comunicação para receberem o material das campanhas. Ela também falou sobre uma capacitação para os profissionais da imprensa, prevista para o primeiro semestre de 2009, reunindo representantes das dioceses de Iguatu e Crato. A proposta é prepará-los para que tenham mais facilidade em trabalhar com as informações sobre as ações da Pastoral da Criança nas regionais e no Estado.

 

Com informações de: J. Guedes
(18 de novembro de 2008)