"Temos que felicitar o governo pela iniciativa de ampliar os programas voltados à primeira infância nas áreas da saúde e educação", destacou o gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, ao avaliar a Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância – Brasil Carinhoso, lançada hoje (dia 14), pela presidente Dilma Rousseff.
O plano – que vai beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza - reúne ações voltadas para a primeira infância nas áreas social, com a ampliação do Bolsa Família, da educação, com o aumento da oferta de vagas nas creches, e da saúde, oferecendo suplementação de vitamina A, ferro, e medicação gratuita contra asma.
Para Clóvis Boufleur, é imprescindível o engajamento das prefeituras nos programas e políticas relacionadas à primeira infância. Esse tema, recomenda, deve ser pauta constante tanto no Conselho Nacional de Saúde como nos Conselhos Municipais. "Todo investimento voltado à primeira infância traz benefícios para a saúde da pessoa na vida adulta. É esta a melhor fase para investir na prevenção de doenças que podem nos acompanhar ao longo da vida".
Ampliação do Bolsa Família e mais creches
O governo vai ampliar o Bolsa Família para garantir a todas as famílias que tenham, pelo menos, uma criança de zero a seis anos, uma renda mensal de no mínimo R$ 70,00 por pessoa. Esse dinheiro será pago no cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício.
Na área da educação, o governo vai aumentar o número de vagas nas creches. Um acordo com as prefeituras vai permitir a construção de mais 1.500 creches em todo o país. O governo federal vai repassar para as prefeituras os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas.
Além disso, para cada criança do Bolsa Família matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal. Com isso, o governo quer estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país.
Outra ação prevista no Brasil Carinhoso é o aumento em quase 70% do valor que o governo federal repassa aos municípios para reforçar a alimentação nessas creches.
Na área da saúde, o governo vai ampliar a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as crianças. Uma das ações incluídas no Brasil Carinhoso é a distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação. Também será garantido o suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde para quem tiver indicação médica.
O governo vai também distribuir, de graça, remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS.
Veja mais:
Entrevista de Nelson Arns Neumann e Clóvis Boufleur sobre o lançamento do programa, para o site do Conselho Nacional de Saúde