Na 231ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, ocorrida na semana de 12 de março, foi avaliado no CNS a proposta do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública. O objetivo desta iniciativa é mobilizar a sociedade no recolhimento de mais de um milhão e quinhentas mil assinaturas com o propósito de propor uma lei no Congresso Nacional que garanta a destinação de 10% do orçamento para a saúde pela União.

 

O formulário utilizado pelo Conselho Nacional de Saúde para colher as assinaturas, assim como o Manifesto sobre o tema, podem ser acessados no site conselho.saude.gov.br, na matéria "CNS se debruça em aspectos relacionados ao financiamento da saúde pública".

 

O slogan inicial do Movimento é SUS é mais 10. Participam da iniciativa o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Congresso Nacional de Saúde de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (CONASS), Pastoral da Criaça e Pastoral da Saúde, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras representações.
 
Mais informações na página do movimento: http://www.saudemaisdez.org.br/