"Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender". É assim que canta o nosso povo em qualquer lugar do Brasil. Estamos iniciando mais um ano. Tempo de bênção e de graça para todos nós, em especial para você, que renovou suas forças e que continua entusiasmado com a missão de salvar vidas.

Sempre, quando iniciamos uma missão, como nos diz Jesus, é preciso planejar: Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, se consegue colocar os alicerces, mas não se pode terminar a construção! Aí, todos os que virem o que aconteceu vão caçoar, dizendo: "Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!" (Lucas 14, 28-30).

Você,  líder ou coordenadora, que é dona de casa, pode perceber que em sua casa, tudo o que você vai fazer precisa planejar, senão não dá certo ou não sai direito. Até aquilo que você faz todos os dias, como suas tarefas de casa: um almoço, limpeza da casa, cuidar da roupa de seus familiares. Em tudo o que vamos fazer, às vezes, até por costume, planejamos antes como fazer nem que seja pela prática da vida, rapidamente e de modo simples.

Início de ano é tempo de sonhar alto, pensar grande, traçar objetivos e metas e avançar ainda mais em nossa missão. Tenho certeza que você líder, coordenador, já está pensando como vai planejar esse ano que está iniciando. Você precisa colocar no papel o que realmente quer planejar, executar para poder avaliar e celebrar a missão para a qual o Senhor o chamou, confiou e o enviou.

Primeiro, planejar a sua própria vida, a vida familiar, escolher viver bem, viver feliz, comprometida com a causa de levar vida em abundância a todas as crianças e gestantes.

Todos nós que estamos envolvidos com a missão da Pastoral da Criança necessitamos nos organizar, ou melhor, planejar o que pretendemos alcançar nesse ano. Como diz o ditado "quem não sabe para onde vai, qualquer estrada que tomar vai dar certo". Isso, para nós, não serve, pois somos pessoas comprometidas com a causa do Reino e com os mais pobres e tudo o que é para Deus e para os pobres precisa ser da melhor qualidade possível.

Estou aqui pensando que é necessário dar uma olhada em como terminei o ano. Quais são as ações onde vou precisar colocar mais atenção, capacitar mais líderes novos, ir em busca de mais gestantes, abrir novas comunidades, ir em busca das ovelhas que ficaram perdidas (comunidades sem sinal de vida) é preciso parar, refletir, pedir as inspirações de Deus e depois colocar-se a caminho como fez Maria na visita a sua prima Izabel.

Então, líder, coordenador, eu desejo a você, com muito carinho um ano, não só repleto das bênçãos de Deus, mas também vivido com muito entusiasmo pelo seu trabalho pastoral. Não desanime não, viu. Deus espera muita coisa bonita de você neste ano que está começando. Neste ano você poderá contemplar todas as maravilhas que Deus vai realizar no meio das famílias que você acompanha.

Tenha certeza: a Pastoral da Criança é um grande milagre que acontece todos os dias e nos faz acreditar na força da vida. E quem sabe podemos iniciar este ano com essa bela canção: "Este ano, quero Paz no meu coração, quem quiser ser meu amigo que me dê a mão. O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos sem parar, nossos passos pelo chão vão ficar, marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhacer".

Um abraços e muita Luz Divina no início deste ano. Feliz e abençoado 2012 com muita saúde extensivo a todos os seus familiares.

 

Irmã Vera Lúcia Altoé

Congregação Imaculada Conceição de Castres - CIC - Irmãs Azuis

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança