O dia 01 de janeiro é o Dia Mundial da Paz. Após a comemoração do nascimento do salvador, o Menino Jesus, voltamos nosso olhar para o novo ano que se inicia. Renovamos nossa esperança no futuro e avaliamos a nossa caminhada no ano que termina. A Pastoral da Criança nesse ano de 2011 celebrou varias conquistas, trabalhando para que mais crianças, gestantes e famílias possam ter a certeza de um futuro melhor, com mais dignidade e esperança.


"Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, vivam num ambiente favorável ao seu desenvolvimento".
 
 

A mensagem acima descreve a Visão da Pastoral da Criança e mostra onde queremos chegar. Trabalhar e colaborar para que um dia em nossa comunidade, país, enfim, no mundo não haja mortes de gestantes ou crianças por motivos que podem ser evitados. E mais, que todas as crianças do mundo tenham plena oportunidade de desenvolvimento. Que possam viver em ambientes saudáveis, crescerem com saúde, irem à escola e serem protegidas por suas famílias e comunidades.

Não estamos falando de um mundo ideal, que não pode ser atingido. Esse é o mundo que queremos construir e estamos construindo dia a dia, a partir do trabalho de cada líder, de cada voluntário, em nossas comunidades ao realizar a Missão da Pastoral da Criança.

Nossa Missão, de "promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, do ventre materno aos seis anos" é clara nos objetivos e também explica como construir o futuro desejado. Estamos contribuindo para que as famílias e comunidades realizem sua própria transformação, através de mais conhecimento sobre saúde, nutrição, educação, espiritualidade e cidadania.

Nosso líderes - pessoas da comunidade que acompanham as gestantes e crianças - têm grande responsabilidade na concretização da Missão da Pastoral da Criança. são eles que vão ao encontro das famílias e orientam mães e gestantes. Avaliam mensalmente o desenvolvimento das crianças nas reuniões de Celebração da Vida, momentos em que há troca de experiências e solidariedade na comunidade. Reforçam junto às famílias a mensagem de fé e vida.

No desenvolvimento da Missão, nós - líderes e todos os voluntários - devemos sempre ter os Valores da Pastoral da Criança como guia para orientar nossas atitudes, comportamentos e decisões. Vale lembrar a importância da adesão à causa, a perseverança e compromisso com os resultados. A alegria de servir, a valorização das crianças, gestantes e das famílias. A não discriminação de raça, cor, sexo e credo religioso. E a ética como valor essencial para realizar nossas ações com transparência, honestidade e justiça.

Os Valores e Crenças formam um conjunto de princípios que devemos seguir para cumprir bem a Missão. Acreditamos que a vida é uma graça de Deus e que Ele se revela preferencialmente aos pobres. E que vivenciar a fé verdadeiramente é realizar ações concretas na comunidade.

Clóvis Boufler
Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança

 

 

Mensagem do Papa Bento XVI

"Educar os jovens à justiça e à Paz". Esse é o tema central da mensagem do Papa Bento XVI por ocasião do Dia Mundial da Paz, comemorado no dia 1º de janeiro de 2012, na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

Com esse tema, o Santo Padre evidencia sua atenção aos jovens. Dentre os objetivos do Dia Mundial da Paz, está a valorização das novas gerações na realização do bem comum. "Escutar e valorizar as novas gerações é imperativo, na busca da afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano. Promover essa ideia é um dever das atuais gerações a fim de dar condições às futuras para que construam um "mundo novo", baseado nesses valores", diz a mensagem.

Com este tema, Bento XVI demonstra a urgência em educar a juventude para a promoção da cultura da paz, um tema cada vez mais presente na realidade que propaga inúmeros focos de violência e de guerra. "A verdadeira paz floresce quando no coração se vence o ódio, o rancor e a inveja"; "quando se diz não ao egoísmo e a tudo o que leva o ser humano a fechar-se sobre si mesmo e à defesa do próprio interesse".

Veja aqui a mensagem completa do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2012

 

Veja também:

Mensagem da Irmã Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Coluna "trocando ideias", jornal de dezembro 2011 da Pastoral da Criança

 

Mensagens de áudio

{music}images/audios/anonovo2011{/music}