A Pastoral da Criança - organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, comemora neste sábado (3).25 anos de organização e ações voltadas para o atendimento a crianças, gestantes e comunidades com um Encontro, no Parque da Cidade. O evento começa às 8 horas com apresentações dos trabalhos realizados na Bahia ao longo desse tempo e será encerrado as 16 h, com uma grande celebração.

 

O Evento tem o objetivo de reunir todas as organizações da Pastoral da capital e do interior. De acordo com o coordenador Estadual, Cosme Oliveira dos Santos “estão sendo aguardadas, além da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, a religiosa Vera Lucia Altoé, líderes comunitárias e famílias acompanhadas de todas as dioceses baianas. Também confirmaram presença diversos lideres religiosos, políticos, empresários e artistas.”

Segundo Cosme Santos, “esses vinte e cincos anos de ativa participação na luta pela saúde das crianças na Bahia renderam a Pastoral o reconhecimento por toda a sociedade baiana. Com objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania. A Pastoral da Criança espalhou-se por toda a Bahia. Hoje, a rede de solidariedade conta com aproximadamente 260 mil voluntários que realizam atendimento as crianças, famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.”

 

Método de trabalho

Atenta aos índices de desigualdade social presente no estado da Bahia, e ao número de mortalidade infantil, a Pastoral lança-se na luta pelo enfrentamento das precárias condições sanitárias das comunidades pobres. O coordenador explica que “a transformação social e pessoal consiste na organização comunitária e capacitação de lideranças locais para o acompanhamento a crianças e familiares residentes em comunidades com pouca infra-estrutura. Após a capacitação, cada voluntário acompanha de 10 a 15 crianças, com ações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania que visam fortalecer a capacidade pessoal e social.”

 “Esse instrumento de identificação e capacitação de lideranças tem função primordial nas ações da Pastoral da Criança no enfrentamento da pobreza e mortalidade infantil. Com o método de trabalhar com a prevenção, o acesso a informação é ferramenta essencial, usada para o cuidado com as parturientes e zelos com os filhos nos aspectos da pesagem correta, vacinação, nutrição entre outros. Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde pode ser solucionada na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identificar as doenças e a procurar os recursos o mais cedo possível. Para tanto, a educação para a saúde é essencial, pois torna o indivíduo ator dos cuidados com a sua própria vida, conseqüentemente melhorando a saúde de sua família e de sua comunidade. As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança.” Explica Cosme

Com uma metodologia muito simples e práticas Cosme e a sua equipe festejam os resultados obtidos em toda Bahia no semestre de 2011 de acordo os dados das FABS (Folhas de Acompanhamento das Ações Básica), digitadas entre 12/01/2011 e 10/08/2011:

 

Colaboração: Cosme Oliveira dos Santos - Coordenador da Pastoral da Criança da Bahia