Atividade do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança na cidade de São Paulo reúne mais de 250 pessoas de diversos setores e tradições religiosas, para celebrar e orar em favor das crianças. As crianças interagiram e participaram ativamente de todas as atividades, mostrando-se alegres em poder estar nesta celebração destinada a elas.

Na cidade de São Paulo, a Pastoral da Criança da Arquidiocesana, representada pelas suas regiões – Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé, o Pe. Clistenes Natal e Padre José Bizon, representando o Cardeal Arcebispo de São Paulo D. Odilo Pedro Scherer, celebraram no dia 19 de novembro de 2011, O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. Esta data de extrema importância foi celebrada com a colaboração do Comitê Gestor da GNRC – Rede Global de Religiões pela Criança, juntamente com Risho Kossei Kai do Brasil que acolheu os participantes,  representada por Nícia Kishi; da Igreja Metodista e Clai do Brasil representada pelo Rev. Luiz Carlos Ramos,  Ramakrishna Vedanta Ashrama, representada pelo Noviço Shankara.

Todos os participantes se envolveram em todo o processo de preparação do evento e com isso foi realizada uma celebração alegre, festiva e emocionante, relata Maria do Rosário, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança. Durante o canto e ao som de sinos, bolas grandes coloridas foram trazidas, e todos puderam brincar com elas. Também pétalas de rosas foram derramadas sobre os presentes.

Segundo Maria do Rosário, "muitas orações foram feitas, mas acreditamos que somos incompletos no falar, agir e incapazes de ver aquilo que, por ser essencial, é invisível aos olhos, mas cremos que em comunidade podemos ver, julgar e agir com a santa perfeição da divina-humanidade. A infância é um presente sagrado, que deve ser protegida por todas as religiões do mundo. Por isso, nós congregamos estas diferentes tradições, para então, podermos renovar a cada ano esse compromisso sagrado para que a criança seja respeitada, protegida e amada, reduzindo assim a violência e construindo a Paz."

Para promovermos ainda mais esta ação inter-religiosa, o evento contou com a participação de 100 adultos e 150 crianças do Setor Sé, Setor Brasilandia, Setor Ipiranga e da Pastoral do Menor que foram acolhidas com as contadoras de histórias, Flora Molinari e Vasti Ramos da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí, Projeto Contador de história e com a animação de Lisete Espindola no teclado e Rosina, líder da Pastoral da Pessoa Idosa, que fez a leitura da Oração pelas crianças, enquanto os adultos estendiam as mãos em direção a elas. As crianças interagiram e participaram ativamente de todas as atividades, mostrando-se alegres em poder estar nesta celebração destinada a elas.

O momento abençoar foi um momento de forte emoção, as crianças entregaram flores aos lideres religiosos presentes, onde cada um proferiu sua bênção conforme sua tradição.

Maria do Rosário lembra que ao término da cerimônia, pulsava entre os presentes uma evidente motivação em sermos mensageiros da paz, em levar vida em abundância para todas as crianças deste país e do mundo e a confirmação deste compromisso sagrado de celebrarmos anualmente esta data. "Encerramos o evento com uma confraternização, um gostoso lanche foi partilhado entre os participantes e foi servido um suco natural(maracujá com abóbora), preparado com muito carinho pela equipe de capacitadores de Alimentação Saudável e Hortas Caseiras, conscientizando a todos sobre a importância de promovermos nas comunidades onde atuamos, independente de confissão religiosa que congregamos, o aproveitamento dos alimentos e uma alimentação saudável, com a missão de fazer com que a criança crie hábitos alimentares saudáveis."

Como compromisso concreto deste ano, ficou  o empenho de todos em combater cada vez mais a violência contra todas as crianças.


Colaboração: Maria do Rosário Gazzola de Souza, Coordenadora Arquidiocesana Pastoral da Criança – São Paulo