A Pastoral da Criança e o Governo do Estado do Paraná assinaram nesta quarta-feira (9 de novembro) convênio que prevê o repasse de R$1 milhão, em cinco parcelas, para o atendimento de gestantes e crianças de comunidades pobres. "O exemplo do Paraná deveria ser seguido por outros estados", disse a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé. "Nosso trabalho é ajudar justamente os mais carentes. Hoje, se o índice de mortalidade infantil é baixo, isso se deve em muito ao trabalho dos líderes voluntários da Pastoral da Criança."

 

O governador Beto Richa afirmou que o convênio "é um gesto de reconhecimento do trabalho da Pastoral da Criança, que é respeitado internacionalmente e fundamental para que o Paraná tenha baixos indicadores de mortalidade infantil e materna".

Richa informou que o governo pretende aumentar o repasse de recursos para a entidade no próximo ano. Com o cumprimento da Emenda Constitucional 29, afirmou, o orçamento do estado terá pelo menos R$ 340 milhões a mais para a saúde, o que permitirá "ampliar as boas parcerias e fazer muitos investimentos necessários para melhorar a qualidade dos serviços à população".

Os recursos entregues à Pastoral da Criança estão em boas mãos, afirmou o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto. "A Pastoral tem milhares de voluntários que prestam um serviço excepcional. Eles atendem e salvam a vida de milhões de crianças e de mães que vivem justamente nas comunidades mais pobres", afirmou. "Reconhecer e apoiar o trabalho de parceiros estratégicos como este é fundamental", completou.

Também participaram da assinatura do convênio, no Palácio das Araucárias, o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann. Para Flávio Arns, a atitude do governo do Paraná é uma demonstração de respeito ao terceiro setor. "É preciso agradecer ao terceiro setor. Sem ele, não teríamos o atendimento a pessoas com deficiência, idosos, dependentes químicos, santas casas e outras entidades", disse.

Para realizar suas ações no estado do Paraná, a Pastoral da Criança conta hoje com mais de 26 mil voluntários, que acompanham mensalmente mais de 174 mil crianças e 9 mil gestantes, em 4.673 comunidades de 373 municípios.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

(Fotos e informações da AEN/PR)